quinta-feira, 16 de agosto de 2018

NOVIDADES EDITORIAIS (153)

THE WORST OF ÁLVARO - Edição Escorpião Azul. Autor: Álvaro.
O arquitecto Álvaro José Teixeira Santos, como desenhista, é simplesmente Álvaro, e já tem obra considerável e bem apreciada. Quem já esqueceu, por exemplo: “Manual de Posições para Labregos” (Ed. Pedranocharco), “Sexo, Mentiras e Fotocópias” (também das Edições Padranocharco) ou “Conversa com os Putos” (Ed. Polvo). Sem fingimentos, o seu humor é bem acutilante e deveras crítico.
Com este álbum, agora pela Escorpião Azul, em boa hora se recuperam no mesmo tomo, algumas histórias “antigas” que andavam dispersas: “Salvai-vos, Irmão (1994), “Jeremias” (1997), “Arca Lilith” (1994) e “A Derrota dos Porcos” (1994). Quatro paródias “infernais” e admiráveis!
A não perder...


ISABELLE - Edição Soleil. Autores: Olivier Peru (argumento), Erion Campanella Ardisha (traço) e Elodie Jacquemoire (cores).
“Isabelle / Du Baiser au Poignard”, é o quinto e derradeiro tomo da belíssima e marcante série-BD, “Médicis”. Série esta, muito fiel à História, que o culto bedéfilo terá certamente muito gosto em ler e conhecer.
A poderosíssima família Médicis marcou bem a História da Europa e, em particular, a de Itália (Florença, Toscana, Roma...). Sempre com glórias invejáveis intercaladas com sujeiras e crimes nada católicos.
Isabel de Médicis estava adiantada na sua época, quando não se admitiam mulheres no poder. Mas ela era espevitada, inteligente e voluntariosa.
Favorita de seu pai, teve à perna os seus irmãos masculinos: Francisco (o mais velho e, pela lei, o justo herdeiro do trono ducal, mas cobarde, invejoso e incompetente), Fernando (que foi cardeal e depois sucedeu a seu irmão Francisco) e Pedro (vagamente, um tanto menos ambicioso).
Ainda solteira e adolescente, teve um caso com um dos seus “visitadores” na cama, um belo e fogoso palafreneiro que era mais ou menos da sua idade... Mas Isabel, também entendia muito dos meandros, bons ou sinistros, da política. E, tal como todos os Médicis, amava muito a sua Florença.
Foi obrigada a casar, ainda jovem, com Paulo Orsini, um homem feio, prepotente e violento, que a estrangula mais tarde, quando ficou a saber que ela andava há muito, embrulhada em paixões com seu primo, Troilo Orsini.
De resto, frisamos, há que ler esta série (tem apenas cinco tomos) e, na dúvida, investigar por aí, o resto desta história da História.


EU FAÇO AS PERGUNTAS - Edição Sete Vidas. Autor: Fernando Santos Costa.
Não é um álbum de Banda Desenhada, mas, em tangência, é um digno aconchego por este diverso universo.
É um desafio pertinente ao bom e bem saber da cultura de cada um.
Uma obra-repto às devidas consciências!
Constam várias ilustrações por Santos Costa, das quais salientamos algumas, a saber: Zé Povinho/Bordalo Pinheiro (pág.35), o assassinato de Abraham Lincoln (pág. 45), Marlene Dietrich (magnífica, na pág. 65) e António Silva/Maria Matos (pág. 125).
Obra a ler e a desafiarmo-nos a nós próprios!


UM SÓ - Edição FA. Autor: Flávio C. Almeida (texto e desenhos).
O jovem autor mourense Flávio Almeida estreia-se no mercado com o álbum "Um Só", juntando numa única banda desenhada cinco histórias, que se seguem e complementam. Bandas desenhadas que participaram em concursos e mostras de BD, nacionais e internacionais, entre 2011 e 2017, sendo duas delas premiadas no ‘Moura BD’ 2011 e 2013 (Portugal), e três selecionadas para as mostras no ‘Ligatura’ 2013 (Polónia) e na ‘BDTeca - Odemira’ 2013 e 2017 (Portugal).
Com uma arte próxima do estilo mangá e uma narrativa singular, conta uma história introspetiva, emocional e de luta interior. Quando a maior batalha que se pode travar é quando se determina superar a sua própria natureza...
Com "Um só", Flávio Almeida concretiza um sonho antigo: a publicação dos seus trabalhos num álbum BD. "Um só" desejo nosso, também: que seja este o primeiro de muitos.
Pode encomendar este álbum directamente na página do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário