segunda-feira, 20 de agosto de 2018

BREVES (61)

GRÃO VASCO ILUSTRADO EM VISEU

Inaugura no próximo domingo, 26 de Agosto, pelas 16:00 horas, no Pavilhão Multiusos da Feira de S. Mateus, em Viseu, a exposição de banda desenhada "Grão Vasco Ilustrado".
Produzida pelo Gicav (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu), com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, da Viseu Marca e do Instituto Português do Desporto e Juventude, esta mostra divide-se em duas partes.
Na primeira, o álbum de João Amaral, "Museu Nacional Grão Vasco 1916-2016: em busca da Arte perdida" é o protagonista. Um conjunto de dezena e meia de painéis em grande formato, permitem-nos apreciar com muito mais detalhe as pranchas originais desta obra, mas também esboços, apontamentos e documentação vária que João Amaral usou para trabalhar um tema tão complexo.
A segunda parte da exposição reúne um conjunto de trabalhos de vários artistas - consagrados e jovens - sobre a figura de Grão Vasco.
Está a tornar-se, aliás, uma tradição esta de convidar vários autores para, com o seu traço, homenagearem a figura histórica a que o Gicav dedica anualmente uma exposição. Foi assim em 2015, com Viriato, em 2016, com o Infante D. Henrique, e em 2017, com D. Afonso Henriques. 
Escusado será dizer que recomendamos uma visita à bela cidade de Viseu e a esta mostra que ficará patente até 16 de Setembro.


70 ANOS DE TEX COMEMORADOS NA AMADORA
É já nos próximos dias 29 e 30 de Setembro que o Clube Português de Banda Desenhada, o Clube Tex Portugal e a Sergio Bonelli Editore comemoram o septuagésimo aniversário de Tex com uma magifica exposição de originais, na sede do CPBD, na Amadora.
Trinta pranchas, de trinta desenhadores de Tex, desde os primórdios da série até aos nossos dias, farão desta a maior exposição sobre Tex realizada até hoje no nosso país.
As presenças do desenhador Bruno Ramella e do argumentista Moreno Burattini abrilhantarão o evento onde haverá também espaço para o coleccionismo, com uma mostra das fabulosas colecções de objectos relacionados com Tex de Carlos Gonçalves (do CPBD) e Mário João Marques e Carlos Moreira (ambos do Clube Tex Portugal).  



ANIVERSÁRIOS EM SETEMBRO



Dia 02 - Gerrit De Jager (holandês)
Dia 08 - Catherine Labey
Dia 09 - José Abrantes, Vicente Segrelles (espanhol) e Valentin Tánase (romeno)
Dia 13 - Luís Filipe Mendes (GICAV)
Dia 24 - Mara Mendes
Dia 26 - Spiros Derveniotis (grego)
Dia 27 - Mathias Schulteiss (alemão) e Pol Leurs (luxemburguês)

Sem comentários:

Enviar um comentário