sábado, 23 de dezembro de 2017

HERÓIS INESQUECÍVEIS (52) - LUÍS EURIPO

Foi com este aportuguesado nome, Luís Euripo, que o herói-BD Big Ben Bolt, se celebrizou para sempre entre os bedéfilos portugueses. Assim o trataremos aqui...
Em 1949, nos Estados Unidos, o argumentista Elliot Caplin abordou e desafiou John Cullen Murphy, para uma série e/ou herói do mundo do boxe, o que o desenhista aceitou, tendo nascido, no ano seguinte, “Big Ben Bolt”.
John Cullen Murphy (1919-2004)
E para esta série desenhou, de 1950 a 1970. Murphy abandonou Luís Euripo para continuar as famosíssimas aventuras de Príncipe Valente.
Este afastamento não significou o fim da série, pois ela foi continuada por Carlos Garzon, Joe Kubert, Gray Morrow e Neal Adams, até 1978, ano em que a série termina com um instante trágico, no momento em que Luís Euripo é assassinado com uma bala no peito na ocasião em que discursava por ter sido galardoado com o Prémio Nobel da Paz!...
Bem antes de Euripo, o pugilismo na Banda Desenhada terá começado em 1930, com a série um tanto humorística Joe Palooka (Zé Sopapo, nas edições portuguesas) de Ham Fisher.
Luís Euripo, é pois um campeão pugilista que vive com os tios em Boston e tem  como seu “amigo do peito”, o um tanto desastrado Spider Haines.
Quebrando as lendárias ideias (às vezes com razão), Euripo não é um brutamontes, antes pelo contrário, é culto, elegante e lutador pela sua glória, mas também pela justiça social. Muitas das suas aventuras oscilam entre o policial e aspectos romântico-sentimentais.
Nunca percebi (LB) bem, porque é que sempre se apelidou o boxe como “a nobre arte”, onde dois tipos passam o tempo a esmurrar-se um ao outro... até que um deles se vai abaixo das canetas!... Ele há coisas!...
De qualquer modo, Luís Euripo e a sua série, demarcaram-se com justa popularidade  pelas sendas da Banda Desenhada em diversos países do mundo.
Em Portugal, foi editado em várias publicações, como por exemplo: “Mundo de Aventuras”, “Condor Popular”, “Colecção Audácia”, “Condor (mensal), “Tigre”, “Ciclone, “KO”, “Grilo”, etc.
Luís Euripo em "Mary, a Rapariga Cega", por John Cullen Murphy,
in Colecção Audácia (Vol. 1 - fascículos 18 e 26)

Capas de aventuras de Luís Euripo, nas revistas "Colecção Condor" (fascículo 30, vol. 3.º)
e "Mundo de Aventuras" #779, #800 e #821, por Carlos Alberto Santos

Luís Euripo em "A Renúncia", por John Cullen Murphy, in "Mundo de Aventuras" #821

Luís Euripo em "Plano Diabólico", por John Culeen Murphy, in "Mundo de Aventuras" #1000

Big Ben Bolt em "O Combate Decisivo", por John Cullen Murphy,
in "Jornal do Cuto" #133 (18.02.1976)

Aqui fica o nosso respeitoso registo por este herói-BD, perito na arte de... bem esmurrar.
LB

 
Luís Euripo em "Luta pelo Título", por John Cullen Murphy, in "Mundo de Aventuras" #364 a #374

Sem comentários:

Enviar um comentário