sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

BREVES (51)

REVISTA "CAMARADA" EM EXPOSIÇÃO NO CPBD
O Clube Português de Banda Desenhada vai inaugurar no sábado, 16 de Dezembro, pelas 16:00 horas, na sua sede, uma exposição sobre a Revista "Camarada", a propósito da comemoração dos 70 anos de uma das mais importantes publicações BD portuguesas, incluindo uma amostra do modo como na época a revista era impressa, com a imprescindível colaboração de José Ruy.
Um belo motivo para fazer uma visita à sede do CPBD, que fica na Avenida do Brasil, 52 A, na Amadora.


16.º SALÓN DEL CÓMIC DE ZARAGOZA 
Abriu hoje portas, e vai até domingo, a décima sexta edição do Salón del Cómic de Zaragoza que se realiza na Sala Multiusos do Auditório daquela cidade espanhola. O salão - um dos três mais importantes que se realizam no país vizinho - tem como ponto alto a Gala dos Prémios del Cómic Aragonés, no sábado, 16.
Com cerca de 80 expositores (editoras, faneditores, associações e clubes, tendas relacionadas com o merchandising de BD europeia e americana, Mangá, jogos de cartas, etc), e os imprescindíveis lançamentos, conferências, sessões de autógrafos e desenho ao vivo, o salão tem uma curiosidade: a entrada custa o preço simbólico de... 1 Euro e é válida para os três dias!
Mais informação pode ser consultada aqui.


ANGOULÊME / 2018 TEM CARTAZ DE COSEY
Foi revelado o cartaz do 45.º Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, que decorrerá entre 25 e 28 de Janeiro do próximo ano.
Um belíssimo cartaz, diga-se, da autoria do suíço Cosey (Grande Prémio de Angoulême, em 2017, pelo conjunto da sua obra), onde se reconhece a sua personagem-ícone, Jonathan, viajando de moto pelos Himalaias.
Das exposições do Festival destacamos as dedicadas a Cosey ("Une Quête de l'Épure"), Naoki Urasawa, Osamu Tezuka, Alix ("L'Art de Jacques Martin"), Hiro Mashima, Emmanuel Guibert ("Le Déssin comme Écriture"), "Le Monde Selon Titeuf", entre outras.
Toda a informação necessária pode ser encontrada aqui.


ANIVERSÁRIOS EM JANEIRO
Dia 01 - Jorge Miguel, Igor Kordey (croata), Cinzia Ghigliano (italiana), Alex Maleev (búlgaro), Rafael Coutinho (brasileiro)
Dia 08 - Rá
Dia 09 - Helder Carrilho, João Fazenda
Dia 10 - Paula Pina, Felicisimo Coria (espanhol)
Dia 11 - Dâmaso Afonso, José Parreira, Yslaire (belga)
Dia 13 - Jartur Mamede
Dia 16 - Didier Convard (francês)
Dia 17 - Miguel Peres
Dia 19 - Ricardo Cabral
Dia 22 - Zé Manel
Dia 24 - Carlos Rico
Dia 28 - Dany (belga)
Dia 29 - Viorel Pîrligras (romeno)

Sem comentários:

Enviar um comentário