sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

HERÓIS INESQUECÍVEIS (51) - RUSTY RILEY

Consoante os países e as publicações, foi tratado com outros nomes como Pedrito, Dick, Pepe, etc, sendo ele aquele adolescente simpático, prestável, leal e corajoso que, na verdade, se chama Rusty Riley, nascido a 26 de Janeiro de 1948, nos Estados Unidos da América do Norte, sob o talento gráfico de Frank Godwin (1889-1959) e argumentos de Rod Reeder (e depois, de Harold Godwin, irmão de Frank). A série terminou em 1959.
Frank Godwin (1889-1959)
Rusty Riley é um garoto órfão que foge do orfanato com o seu fiel amigo, o cachorrito "fox-terrier" Flip. Numa determinada herdade onde vai parar, é recolhido, empregue (e será um petiz protegido) pelo proprietário, um tal Sr. Miles, que cria cavalos, essencialmente para corridas.
Rusty rende-se completamente a este novo mundo e sonha, desde então, em tornar-se num jóquei por excelência... não faltando o seu puro e ingénuo namorico com Patty, a filha do patrão.
Há uma firme beleza na candura e ternura das aventuras de Rusty, que cedo galvanizaram os bedéfilos de várias partes do mundo. O ambiente das corridas de cavalos captaram em pleno os leitores, tanto mais que, para não haver um cansativo excesso de ingenuidade e/ou bravuras fáceis, também por estas histórias surgem aspectos de aventura policial, sobretudo avivados por vigaristas e corruptos.
Esta série começou a preto-e-branco, no formato de tiras diárias. Algum tempo depois, passou a ter também uma página dominical, agora a cores.
Tira a preto-e-branco onde é notável a excepcional arte de Godwin...
...e uma prancha dominical, a cores.
Consta que, muito discretamente, Bob Lubbers, também deu a sua achega para as tiras... Tudo e sempre, como produção da King Features Syndicate.
Uma nota especial referente a Frank Godwin: ele também desenhou famosos clássicos, como “A Ilha do Tesoiro”, “Robinson Crusoé”, “Rei Artur”, etc.
Em Portugal, estreou-se na saudosa revista “Diabrete” (do #537 ao #765), numa aventura com o título “Puro Sangue”, onde Rusty é tratado por Dick... Isto, de 1948 a 1950.
Duas pranchas de "Puro Sangue", aventura de Rusty Riley, aqui chamado "Dick",
in "Diabrete" #559 e #758 (1949/50) 
Prancha de "Puro Sangue", in "Diabrete" #612 (Maio/1949)
A partir de 1951, é também na saudosa revista “Mundo de Aventuras” que largamente continua a ser editado entre nós. 
Prancha de "Sir Percival, o Burlão", in "Mundo de Aventuras" #172 (27.11.1952)
Prancha de "Sir Percival, o Burlão", in "Mundo de Aventuras" #173 (04.12.1952)
Quatro pranchas de "A Intrusa", onde Rusty Riley se chamava "Pedrito", in "Mundo de Aventuras" #807
"Pedrito em A Mansão Assombrada" - capa de Carlos Alberto Santos,
in "Mundo de Aventuras" #829
Pranchas de "A Mansão Assombrada", in "Mundo de Aventuras" # 829

Mas não só, pois de um modo solto e com as correctas indicações do sítio “A Minha Biblioteca de Banda Desenhada”, a série foi também publicada em “Condor Mensal”, “Êxitos da TV”, “Condor Popular”, “Canguru”, “Águia”, “Colecção Audácia”, “Selecções do Mundo de Aventuras”, “Tigre”, “Ciclone” e “O Século Ilustrado”.
Rusty Riley em "Um Caso de Espionagem", in "Colecção Condor" Fascículo 20,
com capa de Vítor Péon.

Faltam, em Portugal, os álbuns com as suas aventuras, devida e atentamente compiladas cronologicamente. Mas isso.... Ele há coisas!

Nota: Agradecemos a colaboração de Paulo Viegas e de Carlos Gonçalves, que nos enviaram algumas das imagens que ilustram este post.
LB


"O Aventureiro", fanzine do Clube Português de Banda Desenhada,
dedicou o seu sétimo número a Rusty Riley (Abril de 2001)
Rusty Riley ("Pedrito") no "Mundo de Aventuras", com capas de Carlos Alberto Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário