sábado, 16 de setembro de 2017

OBRAS RARAS (10)

Leo (1944)
GANDHI - Com edição Astrapi e autoria de Leo (aliás, Luís Eduardo Oliveira), este álbum, “Gandhi, le Pélerin de la Paix”, foi editado em França em 1989. Tem argumento de Benoît Marchon.
Da parte dos autores, é uma bela homenagem a uma das mais gratas figuras do século XX: o advogado, político e filósofo pacifista, o indiano Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1914), mais conhecido por Mahatma Gandhi.
Estudou em Inglaterra e viveu vários anos, bem conturbados, na que é hoje a Republica da África do Sul, onde foi preso diversas vezes. Enquanto encarcerado, travou correspondência com o escritor russo Leon Tolstoi, que muito admirava.
As suas ideias galvanizaram os povos indo-paquistaneses que eram “amaldiçoados” pelos colonialistas ingleses.
Por cinco vezes, foi candidato ao Prémio Nobel da Paz, que nunca recebeu.
Foi assassinado a tiro, em Nova Deli, a 13 de Janeiro de 1948, por Nathuram Godse, um fanático um tanto tresloucado.
Em 1982, Richard Attenborough realizou o belíssimo filme “Gandhi” com Sir Ben Kingsley a interpretar magnificamente o personagem principal.
Uma famosa frase de Gandhi: “Olho por olho, e o mundo acabará cego”.


Tom of Finland
(1920-1991)
KAKE - Com edição Taschen, em 2008 foi editado este respeitável volume que reúne o fundamental da principal obra - a série “Kake” - do finlandês Touko Valio Laaaksonen (1920-1991), mais célebre pelo seu pseudónimo, Tom of Finland: 
“The Complete Kake Comics”. 
Tom, homossexual assumidíssimo, na sua obra, choca e chocará as mentes falsas e/ou mal formadas. Mas é isso mesmo que Tom quis: denunciar as hipocrisias, sobretudo as sexuais. Escabroso?... De modo algum! Exagerado, isso talvez...
Não se esqueça que através da sua arrojada obra, há sempre a linha do seu aguçado sarcasmo.
Tinha um estranho fascínio contraditório: tanto adorava as fardas, como elas lhe causavam uma bizarra repulsa!... Isto percebe-se bem em “Kake”.
Em 1979, Tom fundou a Sociedade Tom of Finland, para juntar e comercializar a sua obra. Esta sociedade continua e evoluiu para uma fundação sem fins lucrativos, orientada para a conservação e exposição de obras de arte homoeróticas.
Em 2017, o cineasta finlandês Dome Karukoski, realizou a longa-metragem “Tom of Finland”, supostamente biográfica, com o actor Pekka Strang no principal papel. No entanto, o filme terá desiludido a Crítica, que o considerou demasiado “conservador” e “inofensivo”...



Jijé (1914-1980)
DON  BOSCO - Belíssima criação de mestre Jijé, esta obra teve a sua primeira edição em 1950, pelas belgas Éditions Dupuis. Em 2015 ou 2016, as Editions du Triomphe reeditaram esta obra.
Italiano, Giovanni Melchior Bosco, dito Don Bosco e santo pela Igreja Católica desde Abril de 1934, nasceu em Castelnuovo d’Asti a 16 de Agosto de 1815 e faleceu em Turim, a 31 de Janeiro de 1888. É o padroeiro dos  editores, dos aprendizes e dos prestiditadores.
Dedicou a sua vida à educação de jovens desfavorecidos e fundou em 1850 a Sociedade de S.Francisco de Sales, mais conhecida como a Ordem dos Salesianos.
Sempre sofredor pelas misérias materiais e espirituais, foi um educador exemplar.
O seu nome, através do mundo, foi dado a ruas, escolas e igrejas, sendo também um dos padroeiros de Brasília, a capital do Brasil.
O Cinema já efectuou três filmes sobre a sua vida e obra: em 1988, com realização de Leandro Castellani e o actor Ben Gazzara; em 2004, a mini-série dirigida por Ludovico Gasparini, com o actor Flavio Insinna; e, em 2012, com realização de Jean-Michel Irsch, no Cinema de Animação.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário