quarta-feira, 20 de setembro de 2017

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS - ARTE COM MUITA OFICINA (5)

Por: José Ruy

Continuando na análise da estrutura das páginas, imposta pelas agências norte-americanas, vejamos como também outros autores se sujeitaram a esta norma.

Don Moore que continuou a série «Flash Gordon» criada por Alex Raymond, foi um deles. O esquema da estrutura das vinhetas para permitir uma diferente arrumação das páginas dos diversos jornais mantém-se, como vimos nos exemplos mostrados nos posts anteriores.

A série «Litle Iodine» de autoria de Jimmy Hatló, também obedecia à regra, embora com outro esquema. A distribuição das vinhetas permitia assim duas arrumações em jornais diferentes.

No caso da Série «Perry Mason», mesmo com diferença na quantidade de vinhetas utilizadas pelo autor, a distribuição destas é idêntica. Era levada em linha de conta a possível arrumação com que alguns jornais de outras Cidades as quisessem publicar. O tamanho dos jornais era idêntico, o modo como paginavam as histórias nas suas páginas é que variava.

«Snuffy Smith», desenhado por Fred Lasswel com texto de Barney Google, era uma série muito popular, também obedecendo ao estipulado quanto à estrutura das vinhetas.

Estas histórias viviam das muitas publicações nos diversos jornais, pois os direitos por cada inserção eram baixos. Explicou-me o Mestre Rodrigues Alves que a tabela de direitos era igual para todos os autores. Os que se tornavam mais requisitados ganhavam mais devido a essa maior quantidade de publicações.

Nota: O próximo post é dedicado ao autor Harold Foster, que se isolou das regras que temos estado a apresentar, e por isso viu o seu trabalho penalizado em algumas publicações.


(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário