Tounga, é um herói com aventuras na Pré-História. É criação do belga Édouard Aidans e teve a sua estreia na edição belga da revista “Tintin”, em Outubro de 1961.
Édouard Aidans |
Em Portugal, estreou-se na edição portuguesa da revista “Tintin”, em Março de 1969, e com o nome aportuguesado para Tunga.
Algumas das suas aventuras foram publicadas no “Tintin Anual”, “Almanaque Tintin”, “Mundo de Aventuras” e “Selecções”.
A série terminou em Outubro de 1985.
Tem 17 álbuns, dos quais os 16 primeiros foram editados pela Lombard, e o último, bem como os 6 “Integrais”, pela Joker. Até hoje, nenhum foi publicado em Portugal.
As peripécias de Tounga e seus companheiros são vagamente inspiradas no romance “A Guerra do Fogo” de J.R. Rosny Aîné (aliás, Joseph Henri Honoré Boex).
O primeiro álbum da série, "La Horde Maudite" - Edições Lombard (1974)
O último álbum da série, "La Dernier Rivage", Joker Editions (2004)
Capas dos seis volumes da colecção "Intégrale" - Joker Editions
De resto, Tounga, tem um concorrente similar, Rahan, criado pelo francês André Chéret. Embora aproximados, há diferenças entre Tounga e Rahan (deste, talvez venhamos a falar em futuro breve...). As diferenças mais notórias estão: primo, nas respectivas origens; secundo, no carácter de cada um, sendo que Rahan é, digamos, um filantropo, enquanto Tounga é essencialmente um guerreiro, se bem que generoso, mas bem capaz de matar para se defender.
Nos primeiros tempos, o traço de Aidans era pouco enérgico, mas o autor cedo evoluiu, dando uma boa vivacidade à série, marcando um grafismo mais dinâmico e audacioso, o que levou a que Tounga fosse considerado um dos melhores heróis-BD do género.
Desde estes distanciadíssimos tempos, e através das entusiasmantes fantasias da BD de heróis como Tounga, Rahan e até, o divertido Brucutu (aliás, Alley Oop), a raça humana sempre foi sobrevivendo e evoluindo (para melhor ou para pior?...). Alea jacta est!
LB
Capa e prancha de "La Grande Peur" - Edições Lombard (1976)
Capa e prancha de "Le Dieu de Feu" - Edições Lombard (1978)
Capa e prancha de "Le Faiseur de Feu" - Edições Lombard (1982)
Capa e prancha de "La Piste Perdue" - Edições Lombard (1984)
Quatro capas de revista "Tintin" (portuguesa) com Tounga (ou Tunga) como protagonista
Não possuo nada em álbum, apenas algo no MAventuras, mas gostaria de ter, pois é uma época que me desperta muitas emoções.
ResponderEliminar