sexta-feira, 21 de abril de 2017

BREVES (42)

CPBD PROMOVE PALESTRA SOBRE "A LEI DA SELVA"
O Clube Português de Banda Desenhada promove uma palestra (dividida em duas partes), com apresentação de José Ruy, sobre "A Lei da Selva", uma das obras mais carismáticas da BD portuguesa.
A primeira parte da palestra (a partir de um artigo de Domingos Isabelinho, publicado na recente edição em álbum de Manuel Caldas) terá lugar amanhã, sábado, 22 de Abril, pelas 17:00 horas, na sede do CPBD, na Amadora, tendo por título: "A Lei da Selva de Raúl Correia ou O Elogio da Lentidão".
Uma semana depois, a 29 de Abril, no mesmo local e à mesma hora, estava prevista a segunda parte, sob o título "A Lei da Selva de Eduardo Teixeira Coelho ou O Elogio ao Dinamismo". Contudo, por acordo entre os participantes, a segunda sessão foi adiada para o sábado seguinte, dia 6 de Maio (*).
Bons motivos para uma deslocação à sede do CPBD, sem dúvida.
(*) Informação acrescentada posteriormente.


JUVE BD COMEMORA 20 ANOS COM EXPOSIÇÃO DE DESENHOS
"Juve BêDê: 20 Anos em Imagens" é o título da exposição que a Associação Juvemedia e o Juvebedê vão inaugurar, no próximo dia 25 de Abril, às 18:00 horas, na "Livraria Ler Devagar" no Lx Factory, em Lisboa.
Trata-se de uma exposição de autógrafos desenhados que, ao longo das últimas duas décadas, foram realizados para um dos fanzines mais regulares do nosso burgo (o "Juve Bêdê"), por alguns dos grandes autores da BD nacional e internacional.
Nomes como Achdé, André Juillard, Art Spiegelman, Cosey, Jacques Martin, Jo-El Azara, Maurício de Sousa, Ted Benoit, Tibet, William Vance (isto só para citar alguns estrangeiros), entre muitos outros, fazem parte desta exposição que merece, também ela, uma visita atenta e demorada. 
A exposição ficará patente até ao próximo dia 6 de Maio.
Parabéns, Juve BêDê!


CLUBE TEX PORTUGAL CONTINUA A MOSTRA(R-SE) IMPARÁVEL

Entretanto, a 29 e 30 de Abril, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, terá lugar mais uma Mostra do Clube Tex Portugal. Trata-se da quarta edição desta iniciativa, que contará com a presença dos consagrados desenhadores italianos Andrea Venturi e Leomacs, que também terão exposições alusivas ao seu trabalho.
O Clube Tex Portugal, único clube português dedicado a um só personagem BD e o primeiro clube oficial de Tex no mundo, promove, também, um jantar-tertúlia entre os participantes da Mostra, momento indispensável para prolongar a camaradagem e o convívio entre os dois autores convidados e os fiéis leitores e coleccionadores da série.
As inscrições para o jantar-tertúlia ainda estão abertas, até dia 25, e podem ser feitas, sob a forma de comentário no blogue português do Tex onde também está disponível toda a informação necessária sobre esta Mostra.
A toda a equipa do Clube Tex Portugal, em especial ao nosso amigo José Carlos Francisco, enviamos um abraço de felicitações pelo excelente trabalho desenvolvido desde que este clube foi fundado.


BEJA BD JÁ MEXE...







Algumas presenças já confirmadas para o Festival Internacional de Beja 2017: o argentino Juan Gimenez, os romenos Dodo Nitá e Valentin Tánase, os portugueses Rafael Sales, Jorge Deodato, José Ruy, Baptista Mendes...
A estes, mais alguns nomes se juntarão, com toda a certeza...
Aos poucos, o FIBDB vai ganhando forma. Aqui iremos dando notícias.







ANIVERSÁRIOS EM MAIO


Dia 04 - Tito (espanhol)
Dia 06 - Didier Conrad (francês)
Dia 08 - André-Paul Duchâteau (belga)
Dia 09 - José Ruy e Rui Lacas
Dia 22 - Véronik Frossard (suíça)
Dia 23 - Mike Deodato (brasileiro)
Dia 25 - Inês Freitas
Dia 26 - Luís Diferr
Dia 30 - Pedro Manaças
Dia 31 - Miguel Rebelo

Sem comentários:

Enviar um comentário