quarta-feira, 13 de outubro de 2021

CAPAS (26) - HERMANN

Foto: Patrick Fouque/Paris Match
Gigante entre os gigantes desenhistas veteranos belgas, Hermann (ou seja, Hermann Huppen), para além do seu não questionável talento nos textos e na arte gráfica, é também um impecável e leal amigo de seu amigo. 
Domina vários idiomas, para além dos oficiais do seu país natal, como o inglês, o castelhano (entende o português) e o italiano. 
Por curto tempo, trabalhou em Montreal (Canadá) e em Nova Iorque (Estados Unidos). Foi seu cunhado, Philippe Vandooren, que o "arrastou" para o vasto e maravilhoso mundo da Banda Desenhada.
Em várias ocasiões, fez parceria com os argumentistas Yves Duval, Van Hamme e Michel Greg. Ultimamente, para além de ser autor total de algumas séries, tem colaborado com seu filho Yves Huppen, este como argumentista.
Tem diversas histórias curtas, álbuns de tomo único ("Sarajevo Tango", "Monsieur Vandisani", "Caatinga", "Lua de Guerra", "Abominable", etc) e as séries admiráveis, como "Nic" (para a infância), "Comanche", "As Torres de Bois-Maury", "Duke", "Jugurta", "Bernard Prince" (um dos seus heróis inesquecíveis), "Le Diable de Sept Mers", "Jeremiah" (outro dos seus heróis inesquecíveis), etc.
Grande parte da sua encantadora obra tem sido editada em português, mas ainda faltam alguns exemplos mais... 
Veio três vezes ao saudoso Salão-BD da Sobreda (Almada), onde deixou amizades e estimas, e foi ao festival Comicon Portugal (Porto), festa que detestou, embora tenha gostado dessa nossa cidade nortenha. Hermann também participou num dos salões da Amadora (donde não ficou com uma opinião muito positiva) e ao de Beja, que lhe agradou bem...
Aqui e agora, apenas algumas das suas belas capas com a sua arte, com votos absolutos para que em breve torne a visitar Portugal. Não é assim, Hermann? As amizades não se agradecem, apenas se aceitam e se cumprem.
Viva Hermann!
LB

1 comentário:

  1. Um génio, para mim um dos melhores Mestres, no tratamento da aguarela, na qualidade das narrativas... DUKE e CAATINGA, dois trabalhos memoráveis, entre outros...

    ResponderEliminar