Buster "Pamplinas" Keaton (1885-1966) |
Conhecido como actor que bem fazia rir, mas que nunca se ria, era a sua impagável “máscara” de seriedade que nos obrigava a gargalhar e a rir, com a nossa mais terna admiração.
Pois “Pamplinas”, ou seja, o actor norte-americano Joseph Frank Keaton, vulgarmente conhecido como Buster Keaton, nasceu em Piqua (Estado do Kansas) a 4 de Outubro de 1885 e faleceu em Los Angeles (Califórnia) a 1 de Fevereiro de 1966.
A sua carreira artística, pelo menos pelo Cinema, começou ainda no tempo dos filmes mudos, em 1917, com “The Butcher Boy”. Depois, foi uma longa e admirável carreira até quase ao fim da sua vida, cujo último filme foi a delirante comédia musical “Uma Coisa Muito Engraçada Aconteceu a Caminho do Fórum” (“A Funny Thing Happened on the Way to the Forum” - 1966), tendo também participado, se bem que fugazmente, em “O Mundo Maluco” (“A Mad, Mad, Mad World” - 1963) e em “A Volta ao Mundo em 80 Dias” (1956).
Keaton no último filme em que participou, "Uma Coisa Muito Engraçada Aconteceu a Caminho do Fórum" (1966) |
Mas há outras majestosas interpretações suas na tela.
Há quem o considere superior a “Charlot”... Será?
Pois, precisamente, num dramático filme de Charles “Charlot” Chaplin, trabalharam admiravelmente juntos: “Luzes da Ribalta” (“Limelight” - 1952). Espantosa e emocionante película com dois talentos, Chaplin e Keaton, a esmagarem-nos com os respectivos desempenhos!...
Há quem o considere superior a “Charlot”... Será?
Nos muitos filmes a solo, Keaton “Pamplinas” deslumbrou-nos em fitas como “Pamplinas Maquinista (“The General” - 1926), “O Marinheiro de Água Doce “ (“Steamboat Bill Jr.” - 1928) ou “Em Frente, Marche! (“Doughboys” - 1930). Um saudoso fenómeno da Cena!
Cenas hilariantes da obra-prima de Keaton, "The General" (1926)
Pois, com justiça, a Banda Desenhada não o esqueceu. Existe em força - mesmo a sua biografia - em registos da 9.ª Arte. Mas a ausência da assinatura dos desenhistas, é tristemente notória! É o caso do exemplo seguinte do qual não temos informação do, ou dos, autores.
Deste "Hard Luck", assinado por "BaloonMan", também não temos qualquer outra informação.
Ainda assim, conseguimos apurar que o grande desenhador inglês George Wakefield produziu histórias humorísticas de Buster Keaton, na famosa revista "Film Fun".
Mais recentemente, Ian Miller desenvolveu, em dezasseis pranchas a preto e branco, uma biografia deste actor intitulada... "Keaton".
... e "Drawlequin" (pseudónimo de um autor cujo verdadeiro nome desconhecemos) desenhou, para o seu projecto de tese da Hartford Art School este "Harry Houdini e Buster Keaton", em 2013.
Muito antes, lá pelos anos 40 do século passado, aqui ao lado, em Espanha, a Editorial Bruguera editou a "Coleccion Cine Comico", II série, com dois números dedicados a Pamplinas.
Caro Pamplinas, cá por nós, os sinceros bedéfilos e cinéfilos, continuaremos sempre a prestar a justa vassalagem ao teu inigualável talento.
"Buster Keaton Forever", cujo(s) autor(es) não conseguimos descortinar. |
"Hard Luck" por BalloonMan |
"Got his Tobacco Back-o!", episódio de Buster Keaton, por George Wakefield, in "Film Fun 2d" #424 (03.03.1928) |
"Put him in his Place!", episódio de Buster Keaton por George Wakefield, in "Film Fun 2d" #425 (10.03.1928) |
Mais recentemente, Ian Miller desenvolveu, em dezasseis pranchas a preto e branco, uma biografia deste actor intitulada... "Keaton".
"Keaton", por Ian Miller |
"Harry Houdini e Buster Keaton", por "Drawlequin" (2013) |
Muito antes, lá pelos anos 40 do século passado, aqui ao lado, em Espanha, a Editorial Bruguera editou a "Coleccion Cine Comico", II série, com dois números dedicados a Pamplinas.
"Coleccion Cine Comico", II série, #3 e #5, por Sabatés (texto e desenhos),
"Editorial Bruguera" - Espanha, (1943?)
Sem comentários:
Enviar um comentário