sábado, 14 de janeiro de 2017

VISEU HOMENAGEIA LUIZ BEIRA!

No próximo dia 28 de Janeiro, sábado, pelas 16:00 horas, a Câmara Municipal de Viseu (CMV) e o Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav) promoverão uma justíssima homenagem a Luiz Beira - meu ilustre amigo e colega de blogue -, integrada nas Comemorações do 15.º Aniversário da Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva.
Estas comemorações visam homenagear algumas das figuras que mais se notabilizaram neste período de vida da Biblioteca e o nome de Luiz Beira - o primeiro de um conjunto de doze - vem a propósito uma vez que, como é sabido, doou a Viseu grande parte do seu acervo de banda desenhada com a finalidade de aí ser fundada uma Bedeteca, o que viria oficialmente a acontecer em 31 de Maio de 2002.
Na Bedeteca Luiz Beira (que está acoplada à Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva) podem ser consultados milhares de documentos como sejam álbuns, revistas e fanzines de banda desenhada (alguns dos quais de incontestável raridade e valor histórico), bem como livros de Teatro, Poesia e outros temas.
Mas Luiz Beira está intimamente ligado à cidade de Viriato, não só através da Bedeteca como do próprio salão de banda desenhada, cuja génese em muito se deve às digressões que, inicialmente, as exposições das Jornadas BD da Sobreda (também elas uma criação de Luiz Beira), faziam a Viseu.
E não poderíamos, obviamente, esquecer a longa e assídua colaboração com a revista "Anim'Arte" (que ainda mantém) ou a publicação de todas as peças de Teatro que o Gicav lhe editou, em seis volumes, há alguns anos.
É, pois, por tudo isto e com inteira justiça que a CMV e o Gicav se preparam para homenagear este amante das Artes, inaugurando uma exposição que permanecerá patente ao público até dia 22 de Abril.
Quem puder deslocar-se a Viseu, no dia 28, e assistir à homenagem pública, será muito bem-vindo pois o Luiz merece, nesse dia tão especial para ele, estar verdadeiramente entre amigos (e são muitos os que a Banda Desenhada, o Teatro, o Cinema e a Televisão lhe têm trazido ao longo dos anos...). Fica o convite feito.
Eu, por mim, lá estarei para lhe dar um fraternal abraço, participar na festa e fazer a merecida reportagem para publicar, dentro de dias, no nosso blogue... 
CR


9 comentários:

  1. Associo-me incondicionalmente a esta merecida homenagem, pela dedicação que Luiz Beira sempre teve pelas Histórias em Quadrinhos, e pelo seu valor como dramaturgo, além de grande coleccionador. Graças à sua doação Viseu tem a possibilidade de consultar o seu valioso acervo. Como não vou poder estar presente no dia 28 de Janeiro, envio-lhe daqui um forte abraço de admiração e amizade.
    José Ruy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na impossibilidade de estar presente, que fique o registo de um forte abraço ao Luiz Beira,pela sua dedicação à causa BBista e à amizade pontual que que sempre soube manifestar por este escriba ao longo de muitos anos.
      Victor Mesquita

      Eliminar
    2. Na impossibilidade de estar presente, que fique o registo de um forte abraço ao Luiz Beira,pela sua dedicação à causa BBista e à amizade pontual que sempre soube manifestar por este escriba ao longo de muitos anos.
      Victor Mesquita

      Eliminar
    3. Na impossibilidade de estar presente, que fique o registo de um forte abraço ao Luiz Beira,pela sua dedicação à causa BBista e à amizade pontual que sempre soube manifestar por este escriba ao longo de muitos anos.
      Victor Mesquita

      Eliminar
  2. Pela minha parte comecei por participar nesta merecida homenagem ao escrever um texto dedicado ao Luiz Beira a pedido do Gicav para ser publicado algures.
    Quanto a estar presente pessoalmente em Viseu, não me vai ser fácil, mas farei o possível.

    ResponderEliminar
  3. Em meu nome, da Catherine e do "Gato Alfarrabista", endereço a Luiz Beira os nossos parabéns e votos das maiores felicidades na sua vida particular e numa carreira merecidamente abençoada pelas Artes.
    Com grande pena, não poderemos associar-nos pessoalmente à homenagem que lhe será prestada pela cidade de Viriato e pela Bedeteca que lhe deve a sua existência, mas o Luiz sabe da nossa admiração por ele e do carinho com que recordamos muitos momentos de excelente convívio, cimentado por uma longa e frutuosa colaboração nalgumas das revistas que coordenei.
    Longa vida e que os deuses do Olimpo continuem a inspirar-te e a guiar-te, caro Luiz!
    Jorge Magalhães

    ResponderEliminar
  4. Sincere felicitazioni e rallegramenti vivissimi a Luiz Beira per il meritato trionfo.
    Mary Emmanuela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carissima Mary
      Grazie mille per questo tuo commento dolce e amico.
      Sono le tue parole che mi danno forza.
      Con sincera amicizia
      Luiz Beira

      Eliminar
  5. Nos unimos a este merecidísimo homenaje, por tu trabajo y trayectoria en favor de la BD y las Artes. Desde Asturias, te enviamos nossos parabens, y nuestro más firme deseo de que este sea un Gran Día para tí. Con el corazón y nuestra sincera amistad, estamos contigo siempre. Eres Grande, Luiz Beira. Disfrútalo con toda la gente que te rodea y brindamos por tí. ¡ SALUD ! Un fuerte abrazo de Rosa y Xabel, querido amigo.

    ResponderEliminar