sábado, 7 de janeiro de 2017

NOVIDADES EDITORIAIS (111)

PEREIRA PRÉTEND - Edição Sarbacane. Autor: Pierre-Henry Gomont, segundo o romance do ítalo-português Antonio Tabucchi.
Este grande senhor das Letras, nasceu em Itália, na região de Pisa, a 24 de Setembro de 1943. Esteve muito ligado à Universidade de Siena, mas apaixonou-se por Portugal, pela Literatura Portuguesa, casou com uma portuguesa e em Lisboa faleceu a 25 de Março de 2012.
Se sempre amou a sua Itália natal, jamais deixou também de amar Portugal que adoptou e o adoptou. Grazie, signore Tabucchi!
Sua obra de encanto: “Sostiene Pereira”, em português “Afirma Pereira”, agora em Banda Desenhada pela editora francófona Sarbacane, “Pereira Prétend”. Um luxo e uma honra!
Esta mesma obra deu lugar a um filme em 1995, realizado por Roberto Faenza, rodado sobretudo em Lisboa, com actores portugueses (Joaquim de Almeida, Teresa Madruga, Nicolau Breyner, etc.), franceses e, logicamente, italianos, como o saudoso e brilhante Marcello Mastroiani no personagem principal. Outro luxo!
Agora em Banda Desenhada, uma obra bem conseguida pelo talentoso francês Pierre-Henry Gomont, que visitou Portugal em 2015, para se documentar devidamente. E que belas são as ilustrações!...
“Pereira Prétend”, é obra de absoluta e obrigatória leitura.

A HISTÓRIA DE SILVES EM BD - Edição da Câmara Municipal de Silves. Autor: José Garcês.
Esta obra, bem urdida por mestre José Garcês, teve a sua “odisseia”... Há muito programada por uns e por outros, finalmente... chegou!
Convém conhecê-la, no mínimo pelos silvenses, pois a estes é especialmente dedicada. E vale a pena!
Uma pequena correcção: na página 34, na sexta vinheta, a rainha é D. Maria II e não a sua bisavó, D. Maria I. De acordo?
Outra questão, impossível de se deixar passar em branco: na biografia do autor, há um “estranho lapso”. Não se menciona que José Garcês  também foi homenageado na “Sobreda-BD /1987” e no “Moura BD 1995”. Aqui fica um devido e correcto registo!...
José Garcês, como qualquer outro dos nossos grandes e incontestáveis desenhistas, é tão honrado sob as luzes da admiração e das estima de grandes festas da BD, neste caso, da Amadora, Lisboa ou Viseu e até na italiana Luca, como o é, também, na sincera estima das humildes Sobreda e Moura.
E... estamos conversados!


LA POMME DE DISCORDE - Edição Glénat. Argumento de Clotilde Bruneau, arte de Pierre Taranzano, segundo a ideia de Luc Ferry.
“La Sagesse de Mythes” é uma série de portentosa força cultural (que vai ter vários tomos, consoante os temas), por forte e consciente aposta editorial da famosa Glénat. Pois... parabéns Glénat!
Tomara nós, termos em Portugal, uma editora assim tão apostada na força da Cultura e esquecer de vez em quando o furor pela caixa facturadora!...
“La Pomme de Discorde” é o primeiro tomo da trilogia que, desde já se imagina de qualidade total, “L’Illiade”, segundo Homero. Tem absoluta qualidade pela equipa que a elabora com um aplaudível apoio consciente de toda a engrenagem editorial e inteligente que por aqui se faz funcionar.
Bravo, Glénat!

O TESTAMENTO DE WILLIAM S. - Edição Asa. Argumento de Yves Sente, arte de André Juillard, cores de Madeleine Demille e tradução de Sara Moreira.
Pois, as aventuras de Blake Mortimer, são e serão sempre bem-vindas, sobretudo quando há um belo capricho construtivo de quem elabora e continua a elaborar esta série-BD de honra.
E este belo tomo, “O Testamento de William S.”, com todo o seu misterioso e intrigante título, não nos deixa nem apagados nem indiferentes.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário