terça-feira, 5 de abril de 2016

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (5) - ROGER WIDENLOCHER (França)

Roger Widenlocher (1953)
Cidadão francês, nasceu em Bône (na Argélia) a 3 de Junho de 1953. Como pessoa, é imensamente amável e divertido, e pela sua arte (como desenhista e às vezes, também como argumentista), é mesmo uma espantosa e impagável loucura.
Por duas vezes, gentilmente, esteve em Portugal como convidado especial, nos salões internacionais “Sobreda-BD/1995” e “Viseu-BD/1999”.
Com ele, a risota solta-se sem travões e ainda bem. No entanto, é inacreditável, mas quase nada se sabe em português da sua impagável obra!...
Pois, em especial, da obra de Roger, temos sedutores álbuns e ou séries, como...
O pedagógico álbum-colectivo “On A Retrouvé La Forêt Perdue”, sob edição Semader, com a participação de vários países, entre eles Portugal, com o talento de Eugénio Silva.
A irresistível série “Le Gabian”, donde o marcante tomo “Ça Va Péter!”.


A breve tentativa “westerniana” de “Coyote Bill”.


“Carbone 14”, por enquanto, apenas com um tomo.

Foi premiado em Angoulême. Fundou o fanzine “La Blatte”. Para a publicação-série “Je Bouquine”, adaptou vários contos, como “Reynert, a Raposa”, “O Livro da Selva” e “Fábulas de La Fontaine””.
Colaborou ocasionalmente para outras series como a de “Achile Talon”. Mas a sua maior glória assenta na absurda série “troglodita”, não só como desenhista mas também com a sua cumplicidade nos argumentos de Herlé com as broncas  de “Nab”, ou seja o tão cómico Nabuchodinosaure”".



Obrigado pela tua arte e pela tua boa disposição, Roger Widenlocher!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário