terça-feira, 12 de abril de 2016

BREVES (25)

3.ª MOSTRA DO CLUBE TEX PORTUGAL
A terceira Mostra do Clube Tex Portugal vai ter lugar, uma vez mais, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, entre 23 e 24 de Abril próximo.
Este ano, como grande novidade, refira-se a presença de dois desenhadores italianos de renome, que pela primeira vez se deslocam a Portugal: Massimo Rotundo e Maurizio Dotti.
Será mais uma oportunidade para os fãs de Tex poderem conhecer de perto, trocarem impressões e pedir autógrafos a alguns dos melhores desenhadores deste mítico personagem da BD italiana. 
Do programa consta, para além das exposições dedicadas a Dotti e Rotundo, workshops, conferências e um jantar/tertúlia.
A organização está a cargo do Clube Tex Portugal e conta com o apoio da Câmara Municipal de Anadia e a colaboração da Sergio Bonelli Editore.
Mais detalhes podem ser consultados no Blogue Português do Tex.





SOBRESSALTOS E SUSTOS ÀS SEXTAS...
No próximo dia 15 de Abril decorrerá a 4.ª sessão do ciclo dedicado ao terror sobrenatural, "Sustos às Sextas".
Em alinhamento com o evento, será inaugurada a exposição de banda desenhada "Sobressaltos", composta por 20 obras inéditas de autores portugueses.
A exposição ficará patente na galeria de arte do Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, entre os dias 15 de Abril e 2 de Maio, podendo ser visitada todos os dias úteis entre as 10:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 18:00 horas.
A exposição é comissariada por Geraldes Lino e Bruno Caetano e tem a colaboração e o apoio da Fundação Marquês de Pombal.
A inauguração será a partir das 21:00 horas, e a entrada é livre!




CONTINUANDO NA ONDA DO TERROR...
Decorre na Bedeteca da Amadora, desde o passado dia 31 de Março e até 7 de Maio, a exposição "Figuras Clássicas do Terror".
Criada originalmente para a edição de 2015 do "Sustos às Sextas" e alargada a mais artistas e exposta num segundo formato no "MotelX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa 2015", é comissariada por Bruno Caetano, sendo constituída por desenhos evocativos de personagens icónicas do cinema clássico de terror.
Em paralelo, decorre às quintas-feiras, a partir das 21:00 horas, no auditório da biblioteca, o Ciclo de Cinema de Terror, com a exibição de alguns filmes deste género cinematográfico.
O público poderá, também, consultar uma mostra de livros dedicados ao tema, maioritariamente de banda desenhada.

Horário da Bedeteca:
De terça-feira a sábado,
Das 10:00 às 18:00 horas.

Contacto: 214 369 054






FALECEU GALLIENO FERRI
Nascido em Génova (Itália) a 21 de Março de 1929, nessa sua cidade natal, faleceu no passado dia 2 de Abril, Gallieno Ferri (aos 87 anos de idade), um dos grandes desenhistas italianos.
Ligado ao grupo editorial Bonelli, esteve sempre imparável a desenhar.
Da sua bibliografia contam-se séries famosas, como Zagor, Yuma, Atémi, Mister No, etc. Muitas das suas criações têm argumentos de Guido Nolita, pseudónimo de Sergio Bonelli.
Infelizmente, o seu valor gráfico ainda não é merecidamente conhecido em Portugal.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela divulgação do evento texiano, Carlos e Luiz!

    ResponderEliminar
  2. É sempre um prazer divulgar iniciativas como as que o Clube Tex Portugal promove.
    Fazemos votos para que esta Mostra seja, tal como as anteriores, um sucesso.
    Grande abraço, Zeca.

    Carlos e Luiz

    ResponderEliminar