sábado, 26 de março de 2016

TALENTOS DA NOSSA EUROPA (4) - ANDREI ARINOUCHKINE (Bielorrússia)

Andrei Arinouchkine (1964)
Andrei Arinouchkine nasceu na Bielorrússia a 1 de Agosto de 1964, na cidade de Baranovitchi. Com 12 anos, logo alertou as gentes pelo seu talento no grafismo. Aos 15 anos, iniciou-se nos estudos universitários em Minsk, capital do seu país natal.
O seu talento e o seu furor pela Ilustração e pela Banda Desenhada ferviam-lhe bem para levar os seus sonhos muito mais além.
Mas veio a situação mundial da “Guerra Fria” e Andrei parou temporariamente os estudos para fazer o obrigatório serviço militar. Depois, tornou à sua ambicionada carreira.
Começou a projectar-se com ilustrações para a editora russa AST, sobretudo na linha do seu agrado, a ficção científica. Ainda na Rússia, agora para a editora Makhaon, em 1993, publicou a sua banda desenhada “Waterloo”.
Um pouco antes, viajou à aventura, para a França, onde bateu a várias portas  editoriais, pois “quem não arrisca não petisca”. Não foi fácil, mas a Casterman deu-lhe a primeira oportunidade, publicando-lhe o álbum “O Pássaro de Fogo”, baseado num conto tradicional russo e com argumento de Éric Corbeyran. E logo o mundo bedéfilo ficou de “boca aberta” com esta deslumbrante obra.
Andrei não  ficou “perdido” com este seu primeiro triunfo. Devidamente estimulado com este incentivo, prosseguiu a sua arte com pleno entusiasmo.
Em 2003, com a esposa e o filho, instala-se definitivamente em França.
É aqui, que novas criações suas vão encantando o público bedéfilo, como “Sa Magesté de Nulle Parte”, com texto de Gérard Moncomble.

Do seu encontro com Tiburce Oger, surge a obra “Ewen”, na linha do fantástico, enquanto já se demarcava com o díptico “Hyrknoss”, com textos de François Froideval.


E atreve-se a seguir, agora como autor absoluto, com a série “Illen, de l’Autre Côté du Miroir”.

Magnífico, este Andrei Arinouchkine! Vamos conhecê-lo em português?...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário