Veronik (Saint-Maurice, 1957) |
Cidadã suíça, popularizada no panorama francófono pelos anos 80, tanto assinou e/ou assina como Veronik como como Véronique Frossard.
Nasceu a 22 de Maio de 1957.
Absolutamente consciente da sua livre personalidade, é atrevida e bem apostada em ideias nada acanhadas...
Cheguei (eu, LB), por essa época, a trocar breve correspondência com a Veronik. Pelo andar dos tempos, o contacto perdeu-se.
Para além do seu país natal, sabemos da arte de Veronik pela editora francesa Glénat... mesmo assim, pouquíssima coisa. Que pena! No entanto, nesse “pouco”, há muita força, tremenda e ousada: ficção, atrevimento, erotismo e... etc.
Registem-se duas obras bem sedutoras:
- Uma série em dois tomos, com os álbuns “Matricule 45000” e “Neurones Trafic”, ambos com argumento de Jean-Pierre Andrevon.
Capa e prancha de "Matricule 45000"
Capa e prancha de "Neurones Trafic"
- Mais tarde, apenas com um tomo, “Only You”, de uma programada série, “Lou Strass”, com argumento de Jan Boucquoy. Esta série não prosseguiu...
Capa e contra-capa de "Only You"
Duas pranchas de "Only You"
Depois, sinceramente e com tristeza, perdemos o rasto da carreira e da vida de Veronik!... De qualquer modo, é um talento digno de registo.
LB
P.S. - Já este texto estava pronto, quando fui informado de mais “alguma coisa” referente à Véronik, a saber:
Teoricamente, abandonou a Banda Desenhada em 1993, para se dedicar apenas (será?!...) à Pintura, tendo obras suas em colecções de vários países europeus, na Austrália e nos Estados Unidos.
Sem comentários:
Enviar um comentário