sexta-feira, 11 de setembro de 2015

NOVIDADES EDITORIAIS (78)

JIM e HARVEY - Edição Arcádia. Argumento de Philippe Charlot e traço de Xavier Fourquemin.
“Jim" e "Harvey” são os dois primeiros episódios (há pelo menos mais três), reunidos neste álbum, da série “O Combóio dos Órfãos”.
Obra imensa, arrasadora, fortemente dramática e comovedora, baseada numa situação autêntica que funcionou nos inícios do século XX nos Estados Unidos.
A hipocrisia social e cristianíssima (?!...) foi totalmente repulsiva. Essa atitude abominável que aconteceu, é aqui denunciada com toda a crueza e realismo: crianças órfãs e/ou abandonadas pelas ruas de Nova Iorque, eram “arrebanhadas “ com pseudo-protecções e depois, tal como desprezível gado, enfiadas num combóio que as “exportava” para o Oeste norte-americano, onde seriam “adoptadas”, bastas vezes para serem utilizadas como mão de obra barata ou usadas em fins inconfessáveis. Uma canalhice imperdoável!...
Philippe Charlot e Xavier Fourquemin tiveram a positiva coragem de agarrar este assunto. A editora Arcádia teve também a louvável coragem de começar a editar este obra em português. Estão todos de parabéns!
“O Combóio dos Órfãos” é, sem qualquer dúvida, uma série-BD de leitura obrigatória!...

 
VIRIATO - Edição Gicav / Câmara Municipal de Viseu. Autor: José Garcês.
Finalmente recuperado em álbum este clássico da BD Portuguesa, que foi criado para a revista “Cavaleiro Andante” quando o autor tinha apenas 24 anos de idade!
Viriato, pela História e pela Lenda, é um símbolo imenso para Portugal e Espanha. E merece bem uma indelével veneração.
Este álbum teve paginação e tratamento de imagens por Carlos Rico, que respeitou muito bem, na totalidade, a versão original.
Como complemento necessariamente elucidativo a esta obra, sugere-se que, sobre Viriato e Viriato na Banda Desenhada, leiam ou releiam o nosso post (alusivo) editado a 15 de Dezembro de 2013 ou a revista “Anim’arte” #91 (páginas 8 a 13).
Todos os interessados no álbum, devem contactar com o Gicav para o


LE SARCOPHAGE - Edição Casterman. Argumento de Christophe Bec e arte gráfica de Jaouen Salaün.
Trata-se do primeiro tomo da série “Eternum”. É uma série futurista e entusiasmante na sua proposta. Uma ideia inquietante ante a origem da Humanidade no nosso planeta, e não só.
Quem é a bela e misteriosa jovem encontrada, estranhamente viva, num sarcófago que foi achado nas entranhas de um planetazinho tão distante?...



CONTREFAÇONS - Edição Dargaud. Argumento de Pierre Boisserie e Philippe Guillaume e traço de Juszezak.
“Contrefaçons” é o 9.º tomo da série “Dantès”.
Alexandre Dantès (um Conde de Monte Cristo moderno) continua a sua vivência agitada e suportando situações bem complexas e perturbadoras. Desta vez até tem também de confrontar o próprio pai... que não é flor que se cheire.
Assim, “a vingança não tem preço, mas tem um nome: Dantès”.
A ler!


LE TAS DE BRIQUES - Edição Casterman. Argumento de Régis Hautière e traço de Hardoc. “Le Tas de Briques (1916)”, é o terceiro tomo da série “La Guerre des Lulus”.
Em plena Primeira Grande Guerra, cinco garotos órfãos (quatro rapazes e uma rapariga), mais o fiel gato “Charlie”, percorrem sozinhos, campos, bosques e aldeias desconhecidas, para se escaparem aos soldados alemães e aos bombardeamentos.
Abandonados ao seu próprio destino, tudo fazem e arquitectam para sobreviver, no fito de uma nova esperança ante a vida.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário