domingo, 23 de junho de 2013

PELA BD DOS OUTROS (5) - A BD DA FINLÂNDIA

A Finlândia (Suomi) é uma república nórdica, com a capital em Helsínquia. Pertence à União Europeia e tem o Euro como moeda. A sua História foi sempre muito agitada e chegou a ser invadida e dominada pelos suecos, pelos alemães de Hitler e pelos russos, para além de ter sofrido uma guerra civil. Por algum tempo, foi um grão-ducado autónomo da Rússia. Também teve um rei efémero, o alemão Frederico de Hesse, que nem chegou a visitar o "seu reino". A independência da Finlândia foi proclamada a 6 de Dezembro de 1917.
Rica na sua Cultura, daqui se destaca o poema épico "Kalevala", em 50 cantos, de Elias Lönnot. E poetas como Viljo Kajava e Ole Torvalds, o romancista Vaïnö Linna, o compositor Jan Sibelius, cantores como Tarja Turunen, Anki Lindquist e Sonja Lumne, os cineastas Olli Saarela, Aki Kaurismaki, actores como os irmãos Eero e Pertti Melasmieni, Kristina Halkola, Peter Frazén, etc.
Cartaz do
Festival BD de Kemi
Pelo Desporto, salientam-se Mikka Häkkinen, Paavo Nurmi e Heikki Kovalainen.
E a Banda Desenhada (Sarjakuva)? Uma intensa actividade, várias publicações (Kanus, Sarjari, Kupla, etc), o famoso salão internacional em Kemi e uma invejável galeria de desenhistas de várias gerações, dos quais, os mais internacionalmente famosos são, sem dúvida, Tove Jansson (cujo primeiro centenário do seu nascimento ocorrerá em 2014) e o irreverente Touko Laaksonen (vulgo, Tom of Finland).
  
Tove Jansson e Touko Laaksonen (Tom of Finland)

Depois, é um desfilar infindável, com vários estilos e através de sucessivas gerações. Salientamos alguns desses valores: Petri Hiltunen, Tarmo Koivisto, Teemu Mäkinen, Ville Ranta, Jukka Murtosaari (há vários anos a residir em Portugal, em Almada), Kati Kovàcs, Ilkka Ruokola, Hannu Lukkarinen, Jii Roikonen, Pauli Heikkilä, Anssi Rauhala, Martti Sirola, etc.


  
Jii Roikonen e Petri Hiltunen

Exemplos da Banda Desenhada Finlandesa já estiveram patentes em Portugal, nos Salões da Sobreda, Viseu e Moura (onde Jukka Murtosaari foi homenageado em 2005). 
Arte de Jukka Murtosaari
Em 1999, as edições Polvo publicaram o mini-álbum "Entorpecidos Pelo Frio" de Maria Björklund que, embora nascida na Suécia, tem nacionalidade finlandesa.
Recentemente, as Éditions Rackham, publicaram, já em 2013, o volume "Finnish Comic's Annual" (a encomendar numa loja da FNAC, à falta de melhor), onde os interessados se poderão inteirar melhor sobre a Banda Desenhada deste país da nossa Europa.



Ilustração de Tom of Finland
Tira de Ari Pirttisalo
Prancha de Ville Ranta
Arte de Petri Hiltunen

Álbum de Jii Roikonen

3 comentários:

  1. Partia-me a rir se a Marvel ou a DC fizessem um mês especial de capas dos seus Super Heróis ilustrados pelo Tom of Finland. É que não podia ter mais a ver. LoL

    www.sketchbookportugal.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Um comentário à nota sobre a Finlandia. A Finlandia nunca foi 'dominada' peloa alemães de Hitler. Combateram a URSS durante a 2ºa guerra mundial devido à invasão da peninsula da carélia por esta. Creio que foram apoiados em armamento pela Alemanha, mas nunca foram 'parceiros' ou 'aliados' da Alemanha de Hitler para além do 'o inimigo do meu inimigo é meu amigo'....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois terá muita razão... Mas há maneiras diversas de dominar: directamente ou indirectamente...
      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar