quarta-feira, 5 de junho de 2013

NOVIDADES EDITORIAIS (34)

RIMBAUD L'INDÉSIRABLE - O jovem francês Xavier Coste, que há pouco tempo nos havia apresentado a sua obra sobre o pintor austríaco Egon Schiele, brinda-nos agora com um trabalho de monta, sob edição Casterman e onde é autor completo: "Rimbaud, l'Indésirable".
Jean-Nicolas Arthur Rimbaud (1854-1891) e Paul Marie Verlaine (1844-1896), são dois grandes poetas/prosadores franceses que se podem incluir no grupo dos chamados "poetas malditos". Aliás, Verlaine tem mesmo uma obra com este título.
Rimbaud morreu aos 37 anos e Verlaine aos 51. Ambos viveram existências plenas de aventuras, miséria e sofrimento. Mas, para além das suas tão marcantes obras e apesar de uma relativa diferença de idades, ficou registado para sempre todo o romance intenso e tumultuoso que ligou Rimbaud a Verlaine e vice-versa. É essa história, que foi bem real, que com firmeza, Xavier Coste regista no seu álbum-BD de cento e tal páginas. Uma obra de leitura obrigatória!
Que haja em Portugal uma editora capaz e inteligente que o edite!...
Sobre este tema, há duas longa-metragens cinematográficas: em 1970, "Una Stagione all' Inferno" por Nelo Risi e com Terence Stamp (Rimbaud) e Jean-Claude Brialy (Verlaine); e em 1994, "Total Eclipse" por Agnieszka Holland e com Leonardo Di Caprio (Rimbaud) e David Thewlis (Verlaine).

LES ÉPINES - Com edição Dargaud, "Les Épines", é o nono tomo da magnífica série "Murena", com argumento de Jean Dufaux e maravilhosa arte gráfica de Philippe Delaby.
Em Julho de 64 D.C., após um pavoroso incêndio (autêntico) de Roma, o megalómano e cada vez mais tonto cruel imperador Nero, idealiza reconstruir uma Roma digna do seu poder pessoal e também, encontrar e justiciar os "culpados" desse incêndio... 
Nero, Lucius Murena, o sinistro Tigelino, a imperatriz Popeia, o escritor Plutarco, o filósofo Séneca e muitos personagens mais (alguns de temperamento assustador) estarão envolvidos nesta situação que resulta no início da implacável martirização dos cristãos... 
Os espinhos (les épines) vão marcar posição!

LE RÉVEIL D'UNE DÉESSE - É de Roma que ainda se trata... Com edição Lombard, a entusiasmante série "Cássio", localizada ora na antiguidade ora nos tempos actuais, prossegue. "Le Réveil d'une Déesse" é o sétimo tomo, com argumento de Stephen Desberg e arte de Henri Reculé.
A jovem arqueóloga Ornella Grazzi, atrevendo-se a temeridades que até atentam já contra a sua vida, prossegue a sua investigação sobre o assassinato (no tempo do imperador Antonino) do médico (ou feiticeiro...) Lucius Aurelius Cassio, que parece ter vencido a morte, atravessado os tempos e procura ainda a sua vingança sobre os seus carrascos, ou seja, os seus quatro assassinos.

NÉGOCIATIONS EN 9MM - Tem edição Lombard. "Négociations en 9MM", é o sexto tomo da série "Sisco", com argumento de Benec (aliás, Charles Benoît), traço de Thomas Legrain e cores de Filippo Rizzu.
Sisco, agente secreto francês, está em Nova Iorque, de certo modo na equipa de protecção ao Presidente da França que aí fará um discurso na ONU... Mas os factos alteram-lhe este "passeio"... Para além do feliz e inesperado reencontro
com sua irmã, que vem a ser raptada, há todo o jogo criminoso de uma certa máfia albanesa a fazer ou a tentar fazer, estragos irremediáveis. Muita acção e muita virilidade, não faltam neste álbum e/ou nesta série.

LAST MAN / 1 - Com edição Casterman, "Last Man", reúne três jovens artistas, amigos e cúmplices: o argumentista Balac (aliás, Yann le Pennetier), o desenhista Michaël Sanlaville e o colorista Bastien Vivès.
Neste primeiro tomo de mais de duzentas páginas, apenas as nove primeiras pranchas são a cores, prosseguindo a narrativa a preto-e-branco.
Esta obra é, nitidamente, inspirada nos mangás, cinema de
animação e jogos de vídeo. E, sem se sujeitar às inspirações, acaba por resultar em pleno, com encanto, ternura e... lutas.
O sonhador petiz de doze anos, Adrian Velba, e o misterioso lutador trintão, alto e espadaúdo, Richard Aldana, formam uma terna e bizarra aliança para vencerem um determinado campeonato num determinado e estranho reino, numa determinada e não localizada época...
Bom: há ainda que contar com a presença da bela e enérgica Marianne Velba (a mãe de Adrian) e com frequentes "golpes baixos" de alguns personagens sem carácter.

Sem comentários:

Enviar um comentário