segunda-feira, 22 de outubro de 2012

NOVIDADES EDITORIAIS (17)

NOTÍCIA TRISTE - Há algum tempo atrás, o quinzenário "O Louletano" deixou de se publicar. Mais um assassinato na tão válida imprensa regional, graças à mentalidade obtusa e tonta dos nossos últimos (des)governos.
O facto é que "O Louletano", era um dos raríssimos periódicos do nosso País que tinha sempre a sua tão procurada página dedicada à Banda Desenhada, sob coordenação do desenhista Jobat (ou José Batista).


LE ROI PERDU - A editora belga Lombard, tal como as suas congéneres francófonas, está imparável. E, felizmente, muito atenta para com as suas publicações, não só continuando séries "clássicas", como lançando novas colecções de pleno agrado.
É o caso da série "Golias", cujo primeiro tomo, "Le Roi Perdu", acaba de ser editado com argumento de Serge Le Tendre e encantador grafismo de Jérôme Lereculey. Bravo, Lombard!
Esta série leva-nos com entusiasmo à Grécia Antiga, no panorama maravilhoso das mitologia, das heroicidades e dos eternos climas da intriga política.
Golias é o príncipe herdeiro do ficcionado reino-ilha de Ankinoé. Mas, seu pérfido tio Polynos, tudo fará para... Bom, o melhor é começar por ler este álbum e acompanhar a série. E que ela se publique, urgentemente, em português! A qualidade assim o exige!

OPERAÇÃO MAR VERDE - Pela Editora Caminhos Romanos (Porto), este álbum, "Operação Mar Verde", teve apresentação oficial na Sociedade de Geografia de Lisboa, a 11 de Outubro, em simultâneo com uma biografia, "Alpoim Calvão - Honra e Dever", da autoria dos jornalistas Raúl Hortelão, Luís Sanches de Baêna e Abel Melo e Sousa.
"Operação Mar Verde" é o mais recente álbum-BD da autoria de A. Vassalo (aliás, António Vassalo de Miranda) e relata com todo o realismo e verdade histórica, a acção punitiva e de resgate que as forças portuguesas efectuaram a Conakry (capital da República da Guiné) em Novembro de 1969, sob o comando de Guilherme Alpoim Calvão. Ao lado dos militares portugueses, estava um largo número de combatentes da FNLG (Front Nationale de Libération de la Guinée), que procuravam libertar o seu país da violenta ditadura de Sekou Touré... O grave é que se Portugal aí travava uma guerra essa era uma questão entre os Portugueses e as forças do PAIGC... Mas, a República da Guiné provocava e investia frequentemente (no sonho idiota de, um dia, vir a anexar a então Guiné Portuguesa ao seu território). Nessas provocações, de uma vez, aprisionou 26 militares portugueses!... Era preciso resgatá-los e dar uma memorável lição ao intrometido Sr. Touré. E foi isso que bravamente aconteceu, numa acção sob o comando de Alpoim Calvão.
O álbum "Operação Mar Verde" regista esse feito da História de Portugal.


ASTÉRIX: RECENTES NOVIDADES - Já estreou em França e em Portugal a 4.ª longa-metragem com actores, versando nova aventura dos populares gauleses. Com realização de Laurent Tirard, trata-se de "Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Magestade". No elenco: Gérard Depardieu (Obélix)Edouard Baer (Astérix)Fabrice Luchini (Júlio César)Catherine Deneuve (Rainha Cordélia)etc.
Por sua vez, o 35.º álbum-BD com estes heróis, será publicado no próximo ano pelas Éditions Albert René. Ainda sem título definitivamente registado, terá argumento de Jean-Yves Ferri e grafismo de Didier Conrad.


VERS LE NORD - Digamos que é o terceiro tomo da série "Midgard", já que o primeiro tomo era composto por dois episódios (a que já aqui nos referimos)... A série tem edição Casterman e autoria de Steven Dupré.
E, entre a acção várias vezes apontada como violenta e um bem achado humor cáustico também contido na obra... oh, leitores!, que bela situação.
Na Idade Média europeia, com sanguinários viquingues (hoje, as nações escandinavas), o povo à beira-mar das margens oceânicas que hoje são a Holanda e parte da Bélgica e uns amedrontados frades catequizadores da Irlanda, que faz no meio de tamanha confusão, uma pequena criatura de pele azul e aparatosamente caída de um outro planeta?
Uma obra  estranhamente divertida. A ler!

3 comentários:

  1. Sou um admirador do trabalho do Vassalo de Miranda, principalmente pelos temas que caracterizam o seu trabalho, tendo conseguido incluir na minha colecção muitas das suas obras. Se me pudesse informar como posso obter esse livro ficar-lhe-ia muito agradecido.Envio-lhe os meus cumprimentos e os parabéns pelo lugar que nos tem proporcionado informações relevantes e interessantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo:
      Segundo me informou o próprio Vassalo, este novo álbum já estará à venda nas livrarias Bertrand e da FNAC.

      Um abraço
      Luiz Beira

      Eliminar
  2. Obrigado pela sua gentileza e pela informação.

    ResponderEliminar