quinta-feira, 4 de outubro de 2012

NOVIDADES EDITORIAIS (14)

ALIX SENADOR - Foi anunciado com meses de antecedência que ia sair uma série paralela de "Alix", criada pelo saudoso Jacques Martin.
Todos ficaram nas melhores expectativas... Iria resultar? Seria um fiasco? Isto, embora a série original prossiga com continuadores de Martin.
E finalmente, o primeiro tomo, "Les Aigles de Sang" da série "Alix Senator" que, sob edição Casterman, conta também com uma edição de luxo. Pois a obra agora apresentada é um acontecimento e certamente cairia bem no agrado de mestre Jacques Martin.
Com argumento bem urdido por Valérie Mangin e a sumptuosa arte gráfica de Thierry Démarez, aqui aparece um Alix cinquentão e como senador romano, amigo do imperador Octávio Augusto. Acompanham o herói, seu filho Titus e o jovem Khefren, filho de Enak, o antigo amigo íntimo de Alix, de origem egípcia e que, por este primeiro tomo, é apenas lembrado, sem se saber que rumo levou a sua vida...
Mas Roma continua sob as mais terríveis conspirações dos políticos e dos clérigos e ainda, sob o terror que inspiram umas águias assassinas que obedecem à voz de um sinistro domador...
Uma tentação para a leitura, tanto mais que já se anuncia o segundo tomo, "Le Dernier Pharaon"... Será o reaparecimento de Enak ?... Série a não perder, pois merece calorosos aplausos.


LA STRATÉGIE DU POISSON-FLÛTE - É outra grande e boa surpresa, o primeiro tomo da série (um díptico) "La Ballade de Magdalena", com edição Lombard e criação total de Christophe Dubois.
Tendo como cenário o Oceano Índico nos inícios da Primeira Grande Guerra, há um clima intenso de um confronto de personalidades (Léonie de Sars, Lukian Bruckner e a sobrinha deste, Magdalena) sobre a violência das vagas oceânicas. Aliás, o mar e as paisagens exóticas deslumbram-nos em pleno pela arte de Dubois.
"La Ballade de Magdalena" é mais um exemplo da Banda Desenhada de alta qualidade.


O GATO DO RABINO - Com edição Asa, é um delicioso álbum duplo da tão satírica série "O Gato do Rabino", sob autoria de Joann Sfar, um dos grandes valores da nova geração de desenhistas franceses.
Este tomo contém os episódios "O Paraíso Terrestre" e "Jerusalém de África".
O divertido é que, sendo Sfar de origem judaica, não se retrai nada em fazer alfinetantes piadas aos usos e costumos do seu povo. Aplausos!


LES FANTÔMES - Depois de vários anos "esquecido", o herói Rorkregressa sob criação do alemão Andreas e com edição Lombard.
É a muito interessante arte de Andreas, mas sempre um tanto confuso através do enredo.
Uma obra de agrado para alguns e para a indiferença das maiorias...

PANTHÉON - Como tomo único, "Panthéon", com edição Glénat, tem Éric Adam e Didier Convard como guionistas e grafismo do tailandês Han Neck Han.
A proposta é interessante e localiza-se na Lua, que há vários séculos se tornou refúgio para os terrestres, dado que a Terra ficou quase toda coberta de água, atendendo ao desaparecimento das calotes polares. Os selenitas vivem em paz e nada lhes falta. Porém, surge uma bizarra epidemia de sucessivos suicídios. Descobre-se que isso se deve à falta de memória!... Os selenitas nada sabem do seu passado e das suas origens. Tal vazio leva-os à vaga de suicídios.
Os governantes da Lua enviam então à Terra, uma equipa de cientistas para recuperar o que for possível da sua História nos tempos distantes e esquecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário