terça-feira, 13 de setembro de 2022

HERÓIS INESQUECÍVEIS (81) - JHEN

Este herói-BD nasceu em 1978, com argumento de Jacques Martin e arte de Jean Pleyers. Inicialmente, chamava-se Xan Larc, publicado pelas edições Lombard com dois tomos: "L'Or et la Mort" (1984) e "Jehanne de France" (1985).
Cedo passou para a editora Casterman, agora como Jhen Roque, nos quais estão as reedições dos dois primeiros tomos, mas agora com o novo e definitivo nome.
Herói de ficção, destemido e generoso, é arquitecto de profissão. Mesmo assim, contracena com personagens reais da História: Joana d'Arc (1412-1431), Carlos VII de França (1403-1461) e com o tão controverso condestável Gilles de Rais (1404-1440). Este último, de quem Jhen era amigo pessoal, tinha tanto de valente militar como um lado negro e
quase incontrolável: era pedófilo, quase sempre em relação a rapazes.
Raptava crianças que eram abusadas por ele e depois mortas e queimadas.
Jhen, tantas vezes tentou trazê-lo para os bons caminhos, mas a tara de Rais era indomável!... Consta que as suas vítimas terão atingido as centenas de casos. 
Um clérigo dominicano denunciou-o e Gilles foi preso e condenado à morte, mesmo ante os esforços do seu amigo Jhen, que bem tentou salvá-lo da execução, mas em vão...
Para além de Jean Pleyers, a série tem alguns tomos que foram desenhados por Thierry Cayman e por Paul Teng.
Admirável série e magnifico retrato da época e da região, não tem, até agora, algum álbum em português! Que pena!...
Talvez um dia... Sabe-se lá!
LB













Jacques Martin e Jean Pleyers, os criadores de Jhen

Sem comentários:

Enviar um comentário