domingo, 25 de setembro de 2022

HERÓIS INESQUECÍVEIS (82) - GATO FÉLIX

Este admirável gato preto, divertido, generoso e corajoso, é talvez o mais antigo e popular felino tanto no Cinema de Animação como na Banda Desenhada. 
Pat Sullivan e Otto Messmer
Sempre muito acarinhado, teve altos e baixos na sua aplaudida carreira.
Surgiu em 1919 e a sua criação é ainda hoje discutida, pois há quem garanta que o responsável criador foi Pat Sullivan (1885-1933), um australiano emigrado nos Estados Unidos, ou Otto Messmer (1892-1983), que era norte-americano.
O certo é que Félix surgiu primeiro no Cinema, nos tempos ainda do mudo, nos estúdios de Sullivan, onde Messmer era assistente.
Primeira aparição do Gato Félix (aqui chamado Master Tom)
no filme "Feline Follies" (1919), realizado por Pat Sullivan

Foi Messmer quem se atreveu às tiras para jornais, em 1923. Bem mais tarde, em 1953, foi Joe Oriolo quem segurou o personagem de Félix em diversas vertentes.
Félix também deu origem a duas longa-metragens para o Cinema e uma série de animação para a TV.
Episódio de "Felix the Cat", por Joe Oriolo

Entretanto, para além dos seus constantes adversários, este gato tem bons companheiros, como os sobrinhos Inky, Dinky e Winky, a namorada Kitty e o ratinho Skiddoo.
Sempre, ao fim e ao cabo, no topo da popularidade de heróis-gatos, que são imensos, como por exemplo "O Gato" do belga Gelluck, o gato "Fritz", "Garfield", "Poussy", "Nanar "(o gato de Ric Hochet), "Taíque" (o gato sem nome indicado na série "Tintin", que será certamente inspirado no gato siamês autêntico e homónimo que pertenceu a Hergé), "Blacksad" e por aí adiante... não esquecendo a longa-metragem "Os Aristogatos" produzida pela Disney.
Como mera curiosidade, indico alguns bedéfilos portugueses que foram e/ou são, amantes de gatos: Carlos Alberto Santos, José de Matos-Cruz, Jorge Magalhães, Catherine Labey, Luiz Beira, Santos Costa, Carlos Gonçalves, Dani Almeida, Mara Mendes, Carlos Rico, Baptista Mendes, Jartur Mamede, Helder Carrilho, Paulo Monteiro, Rafael Sales, Carlos Almeida, Susa Monteiro...
Ai daqueles que não amam e estimam os gatos! É gente frustrada e mal construída. Que alguém lhes apresente um gato!
Viva "Félix"! Vivam os gatos!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário