sábado, 1 de janeiro de 2022

BREVES (101)

FESTIVAL BD DE ANGOULÊME ADIADO
Foi anunciado há poucos dias, pela direcção do Festival de Banda Desenhada de Angoulême que a 49.ª edição, prevista para os próximos dias 27 a 30 de Janeiro, foi adiada na sequência das novas medidas que o governo francês decretou na tentativa de travar os casos de Covid-19.
Neste momento, está ainda em cima da mesa a possibilidade de o Festival poder decorrer numa outra data, embora o seu director, Franck Bondoux, tenha alertado para o futuro sombrio que o evento enfrenta, caso não haja mais apoios estatais.
Recordemos que no ano passado, num cenário em tudo semelhante, o Festival foi inicialmente adiado para Junho mas acabou mesmo por ser cancelado.


FALECEU JOÃO PAULO COTRIM
João Paulo Cotrim (1965-2021)

João Paulo Cotrim era jornalista, escritor, ensaista e editor. Escreveu guiões para filmes de animação («Algo importante», com João Fazenda, «Um degrau pode ser um mundo», com Daniel Lima e «Diário de Uma Inspectora do Livro dos Recordes», com Tiago Albuquerque).
Comissariou inúmeras exposições. Escreveu artigos sobre banda desenhada para revistas, catálogos e exposições. Fundou e coordenou revistas...
Escreveu argumentos para BD e foi autor, ou co-autor, de álbuns como "Salazar - agora na hora da sua morte", «O Branco das Sombras Chinesas», «Stuart – A Rua e o Riso», «Tango», «Travessa do Calado», «Fotobiografia de Rafael Bordalo Pinheiro», «Nós Somos os Mouros», etc.
Foi Director da Bedeteca de Lisboa, entre 1996 e 2002 e Director do Salão Lisboa Ilustração e Banda Desenhada.
Fundou e coordenou a editora Abysmo.
João Paulo Cotrim faleceu precocemente, no passado dia 26 de Dezembro, vítima de Covid-19. Que descanse em paz.



ANIVERSÁRIOS EM JANEIRO
Dia 01 - Jorge Miguel, Alex Maleev (búlgaro), Christian Cailleaux (francês), Nick Drnaso (norte-americano), Igor Kordey (croata), Cinzia Ghigliano (italiana), Robin Walter (francês), Juan Diaz Canales (espanhol), Giorgio Albertini (italiano), Mike Carey (inglês), Paco Roca (espanhol) e Rafael Coutinho (brasileiro)
Dia 03 - Mary Bartolo (italo-maltesa)
Dia 08 - Rá
Dia 09 - João Fazenda e Helder Carrilho
Dia 10 - Paula Pina e Felicisimo Coria (espanhol)
Dia 11 - Dâmaso Afonso, José Parreira e Yslaire (belga)
Dia 13 - Jartur Mamede
​Dia 16 - Didier Convard (francês)
Dia 17 - Miguel Peres
Dia 19 - Ricardo Cabral
Dia 22 - Carlos Santos e Fernando Santos
Dia 24 - Carlos Rico
Dia 28 - Dany (belga)
Dia 29 - Viorel Pîrligras (romeno)

CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário