quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

CAPAS (29) - DANY

Daniel Henrotin, que se assina como Dany, nasceu em Marche-en-Famenne (Bélgica) a 28 de Janeiro de 1943.
A sua bibliografia em álbuns engloba uma infinidade de títulos.
Esteve quatro vezes em Portugal, donde três em edições da "Sobreda-BD", em 1992 (quando foi homenageado) e depois, como convidado especial, em 1993 e 1995. Em 2019 foi destacado convidado do "Beja BD".
Da sua obra, destaca-se a encantadora série "Olivier Rameau", com argumentos de Greg, abrangendo doze álbuns e mais quatro na versão "Integral", da qual, "misteriosamente", não há um único tomo em português; e, em duas partes e argumento de Van Hamme: "História Sem Heróis" e "Vinte Anos Depois", já publicados em português.
Para além destas duas notáveis séries, vogou por outros cenários, desde o erotismo ao humor, tendo chegado a desenhar dois álbuns de "Bernard Prince", herói criado pelo seu colega e amigo Hermann.
Alguns títulos para além dos já citados: "Arlequin", "Equator", "Ludovine", "Un Homme Qui Passe", "Jo Nuage et Kay Mac Cloud", "Les Guerrières de Troy", "Sur les Traces de Dracula", "Badrouche", "Nictalope", "Ça Vous Interesse?" e uma biografia de Elvis Presley.
Participou em alguns álbuns colectivos, como "Alice no País das Maravilhas".
Em periódicos portugueses há exemplos da sua obra nas revistas "Tintin", "Selecções BD" e "Mundo de Aventuras".
Fez uma gentil "gracinha" para o "Almada-BD Fanzine" n.º 9, para o qual desenhou a respectiva capa, exemplar este onde constam também duas ilustrações eróticas, e mais uma para o exemplar n.º 11.
É preciso conhecer e apreciar atentamente a obra de Dany, sobretudo, repito, a extraordinária série "Olivier Rameau". Então, ò corajosos editores do nosso "jardim"?...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário