terça-feira, 26 de outubro de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (227)

LE DISQUE D'OSIRIS - Edição Casterman. Autores, segundo Jacques Martin: argumento de Valérie Mangin, traço de Therry Démarez e cores de Jean-Jacques Chagnaud.
"Le Disque d'Osiris" é o 12.º tomo da maravilhosa série "Alix Senator".
Enak foi subitamente apanhado por um mal terrível que o corrói... Mas, aparentemente, haverá cura que está no saber do jovem feiticeiro Jiaan e do povo deste. Mas tudo implica uma aventurosa procura do túmulo do lendário deus egípcio Osiris e, para além disso, da descoberta da não menos lendária e misteriosa Atlântida!...
E vão todos nessas buscas: Alix, Enak, Tefnout e outros mais.
Uma bela aventura cheia de mistérios e lendas bizarras.


GIANT - Edição Ala dos Livros. Autor: Mikaël.
​"Giant", é uma obra admirável no seu todo, que originalmente ser compunha de dois tomos, mas que na edição portuguesa se reúne num só volume. E ainda bem!...
Relata a vida amarga e os perigosos trabalhos na construção civil, em Nova Iorque por volta de 1932, onde se envolvem sobretudo, irlandeses e italianos, quer não se dão lá muito bem.
Pelos irlandeses, há um homenzarrão de raras falas, que oculta um segredo que, de certo modo, não lhe é nada abonatório...
Esta obra é bem dramática, estando altamente valorizada pela cativante arte de Mikaël, nascido no francófono Quebeque, tendo dupla nacionalidade, a canadiana e a francesa.
Fortes aplausos para esta obra!


SANDOKAN ET LE TIGRE DE MOMPRACEM - Edição Glénat. Autores, segundo a obra do romancista italiano Emílio Salgari: argumento de Stefano Enna, traço de Nico Tamburo, cores do Minte Studio e capa por C. Regnault. E ainda, no final, um dossiê sobre Emilio Salgari, por Françoise Langrognet.
Ao que se indica neste álbum, é a adaptação do terceiro volume versando a série "Sandokan"... Só assim se entenderá um pouco, que "Sandokan" e "Marianne", já estejam apaixonados. E que dois fiéis companheiros do senhor de Mompracém, Tremal Naik e Kammamurti, não apareçam!... Mas não falta o amigo-irmão de Sandokan, o português "Yanez de Gomer"(?!.)... Onde raio foi o Salgari inventar este nome para um português?... Quando os romances desta série foram publicados pela Romano Torres, este "portuga" aventureiro foi crismado de "Gastão de Sequeira"!... Ele há coisas!...
Neste álbum, o traço de Nico Tamburo é razoalvelmente agradável para se apreciar.


TINTIN, C'EST L'AVENTURE / 9 - Edição Geo/Moulinsart. Este exemplar corresponde aos meses de Setembro a Novembro de 2021.
O tema central é: as Revoluções, que às vezes, são apenas "suaves" Revoltas.
Tudo bem, pois aqui há muita crítica, aventura e humor, segundo mestre Hergé.
Destaques: a bedé inédita "L'Homme de Métal" por José Luis Muñuera, a indicação notável da amizade e parceria de Hergé e E. P. Jacobs e os 75 anos de "Blake e Mortimer". E, quase no fim do tomo, a abordagem a Portugal, com a entrevista a Nicolas David, que conhece e tem forte ligações com o nosso país, que, mesmo em relativa ficção, bem relatou no seu belíssimo álbum "Sur Un Air de Fado", bem situado nos tempos anteriores ao histórico 25 de Abril de 1974... E ainda, uma tocante reportagem sobre o povo africano, os Pigmeus.
Exemplar, como sempre, a não perder!
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário