terça-feira, 19 de outubro de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (226)

TINTIN, C'EST L'AVENTURE / 8 - Edição Geo / Moulinsart. Corresponde este número aos meses de Junho a Agosto de 2021.
O tema central e dominante é a Ciência e... vamos lá, ao progresso e suas consequências, vantajoso e, às vezes, funesto. Nunca nada pode estar garantido com total optimismo...
Os cientistas, aqui humoristicamente capitaneados pelo adorável "Professor Tournesol", dão pano para mangas aos que só sabem "assobiar para o lado". Então, vamos lá a aprender e a pensar um pouco mais...
Salienta-se ainda: a bedê exclusiva "O Mar de Néctares" por Miles Hyman; tudo o que tem a ver com a Guerra do Chaco que foi travada com a Bolívia e o Paraguai (1932-1935) e que à sua bela maneira, Hergé aplicou no álbum "A Orelha Quebrada"... 
Demarca-se também a tocante reportagem "Les Sioux" por Valérie Kiubiak e Annick Lacroix.


O IMPÉRIO... DAS RELIGIÕES - Edição Gradiva. Autores: com uma nota editorial especial por Anselmo Borges, é um álbum com tradução de Tiago Marques, argumento de Olivier Bolineau e arte de Pascal Maquat.
Trata-se de "O Império, Livro I - A Génese". Um delírio de obra-BD, com um acutilante e correcto sarcasmo.
Pergunta-se: religiões para quê? A quem servem? Quantas tragédias cruéis não têm feiro acontecer? Então, passar bem!
Este álbum é valoroso e divertido. Vale bem a pena passarmos por ele uma leitura atenta e concisa.


CHURUBUSCO - Edição Escorpião Azul. Autor: Andrea Ferraris, com tradução de Jorge Deodato.
Grata surpresa, descobrirmos com este álbum um grande talento da Banda Desenhada Italiana.
Churubusco é o nome de uma certa aldeia mexicana, que hoje é um subúrbio da capital. Originalmente, pelos nativos, era chamada de Huitzilopochco, mas os invasores e conquistadores do Reino de Castela, incapazes de pronunciar devidamente o "palavrão", chamaram-lhe Churubusco. E assim ficou...
Muitos anos mais tarde, os ambiciosos norte-americanos, no seu cruel expansionismo, invadiram e conquistaram grande parte do território do México, numa guerra rápida e sangrenta por volta de 1846. Muitos emigrantes europeus (irlandeses, espanhóis, italianos, polacos, etc.) que estavam à força metidos nas tropas norte-americanas, não suportaram a violência e a sangria desatada que marcava terreno e desertaram para as forças mexicanas que se sacrificavam heroicamente pela sua liberdade.
Com autêntica base histórica e um personagem fictício, o jovem italiano "Rizzo", este álbum relata todas as amarguras e martírios dos lutadores pela liberdade.
Um álbum a ler e a admirar.



LEMÚRIA - Edição Asa (grupo Leya). Autores: argumento de Jean Dufaux, arte de Theo (que sucedeu ao malogrado Delaby) e côr de Lorenzo Pieri. Tradução de Paula Caetano.
Agora em português, é o décimo primeiro tomo da empolgante série "Murena", de leitura obrigatória. O tema, localizado na Roma do sinistro e desencontrado Nero, cativa-nos em pleno e a arte de Theo está em grande, como sempre.


A FABULOSA FÁBULA LILÁS / 4 - Edição Gailivro (grupo Leya). Autor: Pedro Leitão.
É o 14º tomo da série "As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho", especificamente dirigida aos leitores mais pequenos.
Aqui se fala das cores que mais se usam na Banda Desenhada.

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário