quinta-feira, 3 de novembro de 2022

NOVIDADES EDITORIAIS (243)

O MERGULHO - ​Edição Ala dos Livros. Autores: argumento de Séverine Vidal e arte de Victor L. Pinel. Tradução de Helena Romão.
É uma bem dramática e emocionante narrativa que aborda com arte, verdade e coragem, as bem sentidas angústias de uma octogenária, forçada a deixar de viver sozinha, onde se sentia bem livre e capaz, para ir viver num "lar para idosos"...
Horrível, até certo ponto!
Mas, Yvonne, a citada octogenária, não se rende facilmente e toma uma grande decisão... Qual? Pois façam o favor de ler este álbum!


QUO VADIS? - ​Edição RTP / Levoir. Autores, segundo Henryk Sienkiewicz: guião de Patrice Buendia, traço de Cafu e cores de Martin Martinez. Tradução de Sandra Alvarez.
Deste admirável escritor polaco que foi Prémio Nobel da Literatura em 1905, Henryk Sienkiewicz (1846-1916), Portugal quase nada sabe da sua obra e do seu valor...
Seu livro mais conhecido é, precisamente, este "Quo Vadis?"... Mas, em Portugal e em Espanha, uma outra encantadora narrativa foi adaptada à Banda Desenhada: "Através do Deserto", em Espanha por José Grau e em Portugal pelo saudoso José Garcês, que começou a ser publicada no "Cavaleiro Andante" nº 344. A própria Polónia, até há pouco tempo, não sabia destas duas belas adaptações!...
"Quo Vadis?" também passou ao Cinema, sendo a melhor versão, a de 1951, com realização de Mervyn Leroy e, nos principais papéis, com Robert Taylor, Deborah Kerr e Peter Usitinov. Neste filme, sem nome indicado na ficha técnico-artística, participou o forcado português Nuno Salvação Barreto, falecido a 17 de Dezembro de 1996, que substituiu o actor Buddy Baer, na arena, na luta contra um toiro.


VOLODYMYR ZELENSKY - ​Edição Asa. Autores: argumento de Michael Frizell e arte de Pablo Martinena. Tradução de Cristina Cruz. 
É a biografia em BD de Volodymyr Oleksandrovych Zelensky, o tão popular actor ucraniano que, vencendo eleições, se tornou presidente da Ucrânia.
Muito amado na sa pátria, tem estado heroicamente a confrontar-se contra a demência do líder russo Putin que tem provocado mortandades impensáveis através de invasões ignóbeis na Ucrânia.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário