terça-feira, 29 de junho de 2021

BREVES (95)


SUSA MONTEIRO EXPÕE DESENHOS EM LEIRIA


Susa Monteiro tem, por estes dias, patente em Leiria uma exposição individual intitulada "Viagem ao Paraíso". 
Trata-se de uma mostra de trabalhos digitais que permitem, nas palavras da autora, "explorar novas paletas de cores que só estão acessíveis neste formato".
A exposição pode ser visitada - respeitando sempre as regras de segurança - até 5 de Julho, na Galeria da Livraria Arquivo, de segunda a sexta-feira, das 12:00 às 20:00, e ao sábado entre as 10:00 e as 20:00 horas.


LAMIRÉS E ZUNZUNS...
Ilustração de Jesse Ruben Feld, segundo Norman Rockwell
Por aqui, nada significa que são notícias concretas nem que são falsas notícias, apenas tópicos do que nos vai constando, pois há sempre um fundo de autenticidade envolto ainda num certo nevoeiro. Ora vejamos:
- Neste 2021, ao que ouvimos, vai enfim reaparecer o tão digno festival de BD em Beja, em data a ajustar. Oxalá!
- O nosso admirável veterano Pedro Massano que, aparentemente, tinha abdicado da Banda Desenhada(?!), programa-se para regressar com uma biografia de Dom Nuno Álvares Pereira. Que não hesite e se entusiasme!
- Outro grande da nossa 9.ª Arte, Augusto Trigo (que em breve entrevistaremos aqui), espera que um editor e um argumentista não o deixem ingratamente esquecido. Este "vazio" não é nada aceitável no que toca a este nosso tão notável desenhista!
- Pela calada e em segredo, João Amaral prepara novo álbum. Mas não divulga nada por enquanto. E cá vai a nossa amiga ironia: ele adora os tabus, tal como o nosso ex-Presidente Cavaco Silva. Pois, cada um lá tem o seu sistema...
- A parceria RTP/LEVOIR tem andado a baralhar o entusiasmo dos nossos bedéfilos no que toca à série "Clássicos da Literatura em BD", pois programou e anunciou dois clássicos portugueses (também com o seu tabuzito...), "Os Maias" de Eça de Queiroz e "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco, mas estes tomos não aparecem!... Ele há coisas! Haja bom senso e mais respeito pelos nossos leitores bedefilos!



Walli (1952-2021)
FALECEU O DESENHADOR WALLI


André Van Der Elst, aliás Walli, faleceu no passado dia 23 de Maio, aos 69 anos.
Nascido em Bruxelas (Bélgica) a 6 de Abril de 1952, Walli colaborou com inúmeros argumentistas como Noiret, Griffo, Bob De Groot, Bom, etc.
Autor ligado à Lombard durante mais de duas décadas, Walli fez parte da equipa do Jornal do Tintin e desenhou, entre outras, as séries "Modeste & Pompon", "Chlorophylle" e "Cosmic Conection". 



ANIVERSÁRIOS EM JULHO
Dia 03 - Arlindo Fagundes
Dia 07 - Ionut Popescu (romeno)
Dia 10 - Juan Espallardo (espanhol)
Dia 11 - João Mascarenhas
Dia 12 - Ricardo Cabrita
Dia 16 - Hugues Barthe (francês) e Miguelanxo Prado (espanhol)
Dia 17 - Hermann (belga)
Dia 19 - Rui Mendes e Jordi Planellas (andorrano)
Dia 23 - Carlos A. Almeida (do GICAV)
​Dia 25 - Attila Fazekas (húngaro)
Dia 30 - Achdé (francês)
Dia 31 - Lança Guerreiro
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário