quarta-feira, 16 de junho de 2021

​HERÓIS INESQUECÍVEIS (75) - ​MAJOR ALVEGA


A 7 de Janeiro de 1956, no jornal inglês "Sun", nasceu o famoso Major Alvega, no original, Battler Britton. Seus autores foram o argumentista Mike Butterworth e o desenhista Geoff Campion (1916-1997).
Capa da revista "Sun", onde
Battler Britton se estreou
As suas heroicas e destemidas proezas logo conquistaram o público britânico, mas também os
de França e de Portugal. 
Chegou a ser desenhado por outros artistas, muitos deles de grande renome como Colin Merritt, José Ortiz, Dino Battaglia ou Hugo Pratt.
Em Portugal, o aplaudido tenente-coronel da Força Aérea Britânica, teve as suas aventuras publicadas na segunda fase da revista "O Falcão", de 1961 a 1987. Era dirigida por Gabriel Ferrão, depois por M. Ferreira do Rosário e depois ainda, por Camilo Saraiva.
Mais tarde, foram reeditadas na revista "Selecções BD" (2.ª série) duas das primeiras aventuras deste herói, desenhadas magistralmente pelo britânico Geoff Campion...

Pranchas da primeira aventura do Major Alvega, por Geoff Campion (desenho) e
Mike Butterworth (argumento), in revista "Selecções BD" (2.ª série), (Dezembro de 1998)

...assim como uma outra aventura ("Os Rivais") na Colecção Banda Desenhada, editada pela revista "Visão" em 2016, com desenho de George Stokes.

Capa e pranchas do #1 da Colecção Banda Desenhada, Ed. revista "Visão" (2016),
reprodução da revista "O Falcão" (2.ª série) #577 (17.08.1971)

Entre nós, devido a um repelente capricho da política salazarista, foi crismado com um nome português , como aconteceu com outros heróis-BD estrangeiros. Assim, este, não só desce de tenente-coronel para major, como passa a ser luso-britânico, filho de um ribatejano e de uma inglesa, com o nome de Jaime Eduardo de Cook e Alvega, que até estudou em Coimbra, não se sabendo se cantou serenatas às belas tricanas...


Para glória da situação deste herói entre nós, em 1998/1999, foi criado um muito notável seriado (infelizmente curto) para a Televisão, com produção da Miragem e realização de Henrique Oliveira. Esta série foi também exibida em alguns países europeus.
Os actores principais são: Ricardo Carriço como "Major Alvega", Rosa Bella como "Menina/Fräulein Helga Schmidt" e António Cordeiro (1959-2021) numa brilhante interpretação do histérico e ridículo "Coronel Helmut von Block", com locução narrativa do saudoso Fernando Pessa.
Major Alvega na série televisiva emitida na RTP

António Cordeiro, Ricardo Carriço e Rosa Bella, os principais actores da série

Esta série televisiva, até agora única para a Televisão/Cinema, bem merecia ser editada e estar à venda em DVD, mas... É preciso explicar?
Contentemo-nos em registar o "Major Alvega" em Banda Desenhada, como um herói inesquecível.
LB



Capa e pranchas de "Battler Britton and the Rockets of Revenge", por V.A.L. Holding (texto)
e Hugo Pratt (desenhos), Ed. War Picture Library. Trata-se de uma reedição, em formato maior
do que a edição original, que tem previsto o seu lançamento no próximo dia 24 de Junho!

2 comentários:

  1. É certo que durante muitos anos foi norma dar nomes portugueses aos heróis de Banda desenhada (o mesmo acontece ainda em Espanha e no Brazil, pelo menos). Não tenho conhecimento de ser uma imposição salazarista até porque isso já não aconteceu no Tintin, no Spirou, no Jato ou no Pisca Pisca que me recorde. O que gostaria contudo de recordar é a origem do nome "Major Alvega". Ele foi escolhido pelo seu primeiro tradutor o meteorologista Anthímio de Azevedo (conhecido por ter apresentado durante muitos anos o Boletim Meteorológico na RTP) que fazia essa traduções para o ajudar a pagar o curso universitário. Escolheu Alvega por ser a designação de uma estação meteorológica no vale do Tejo e o nome lhe soar bem. O "Jaime Eduardo Cook e" lá terá sido uma cedência à imagem elitista britânica. Aqui fica a Homenagem a esse grande cientista e também cultor da BD.

    ResponderEliminar
  2. Grande figura da BD de aventuras pelos ares, com magistrais batalhas aéreas. saudades (vou reler entretanto).

    ResponderEliminar