terça-feira, 3 de dezembro de 2019

NOVIDADES EDITORIAIS (186)

LES HELVÈTES - ​Edição Casterman. Autores, segundo Jacques Martin: ​argumento de Mathieu Breda e arte de Marc Jailloux.
​Em vida, mestre Jacques Martin, já tinha uma sinopse para esta narrativa, mas não a desenvolveu. Coube agora aos autores deste 38.º tomo da série ​"Alix", o resultado de "Les Helvètes" (Os Helvécios, ​ou Os Suíços). Uma aventura bem conseguida em ​todos os planos.
​Alix e o seu inseparável Enak, são enviados por Júlio ​César, até aos Helvécios, a fim de juntar esses povos ​à causa romana. Na comitiva, seguem também Audania, filha de um druída favorável aos Romanos, e o jovem Lucius, que não suporta ​Alix, uma vez que este é gaulês e não romano...
​No entanto, da antiga Guerra das Gálias, os velhos ​rancores e os fantasmas do passado, não estão, de ​modo algum, esquecidos e as novas alianças são ​postas em perigo.


JOSÉ DA SILVA CARVALHO: UM LÍDER NO LIBERALISMO - ​Edição: Município de Santa Comba Dão. Autores: ​António Neves (argumento) e Santos Costa (arte).
​"José da Silva Carvalho, um Líder no Liberalismo" relata com plena força didáctica a vida heróica, sofrida e patriótica deste grande português, natural da região beirã de Santa Comba Dão.
Viveu os pânicos das Invasões Francesas, depois a prepotência dos Ingleses que iam transformando Portugal numa colónia britânica e, depois, os abusos ferozes do absolutismo de D. Miguel I... E muito e muito mais.
Exaustivamente documentada, esta obra merece o nosso aplauso, sobretudo pela sua força instrutiva. E é uma salutar mensagem para que os Portugueses não esqueçam a figura e obra deste nosso grande compatriota.


DOMINOS - ​Edição Lombard. Autores: Emmanuel Herzet (argumento), Alain Queireix (traço) e Didier Ray (cores).
Da série "Alpha", criada orginalmente por Renard e Jigunov, este é o 14.º tomo, o quarto e último da "segunda temporada" desta mesma série (a terceira, já se anuncia).
De aventura em aventura, a vida de Dwight Delano Tyler, aliás Alfa, tem-se degradado perigosamente.
Mais do que nunca, ele tem de justiciar sozinho, pois todas as frentes estão contra ele, armadilhando-lhe a existência sem qualquer condescendência.
Alfa, tudo e todos terá de enfrentar, mesmo com algumas atitudes e/ou acções um tanto obscuras, para salvar a sua vida e limpar o seu nome e a sua honra, conspurcados pela veleidade sinistra da política... Mas ele é corajoso e destemido.



O FILHO DO FÜHRER - ​Edição Escorpião Azul. Autor: João Gordinho.
Este jovem lisboeta é um talento já marcante da novíssima geração da Banda Desenhada Portuguesa. Ousado e talvez controverso, está num muito bom caminho.
Neste álbum, "O Filho do Führer", num correcto preto-e-branco, ele vai para um tema inquietante, mas também muito interessante: à paranóia das ambições de Adolfo Hitler (de péssima memória), ele junta uma certa ficção-cientìfica com uns perigosos extraterrestres... Como?... Ora façam o favor de ler este álbum, que foi lançado no Festival AmadoraBD 2019.
Parabéns, João Gordinho! Parabéns, editora Escorpião Azul!

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário