domingo, 6 de outubro de 2019

HERÓIS INESQUECÍVEIS (66) - THOR

Thor é um super-herói inspirado no respectivo deus da Mitologia Escandinava. São bizarros apetites desse ​país, os EUA, agora governado pelo tresloucado e ​ricaço Donald Trump (que agora, até quer comprar a ​Gronelândia!!!...).
Os estado-unidenses são capazes ​de tudo, especialmente no que toca ao disparate. Vejamos ​quatro brevíssimos exemplos na BD (deles, claro!): Thor, ​lá para diante, torna-se mulher! O Capitão América, esse, ​torna-se negro!! O Homem-Aranha, tem os seus poderes ​devido à picada de uma aranha!!! O Hulk, porque esteve ​exposto aos raios Gama, quando se enfurece, transforma-se num quase demente monstro de côr verde!!!!…
Mas os verdadeiros povos-nações norte-americanos (Cheyennes, Sioux, Lakotas, Miscarelos, etc.) é que sofrem e são exibidos (os que sobram) para turista ver e fotografar… Que ferro!
Thor numa imagem "original" escandinava
Thor, mais tarde tido e comparado por certos escritores e devido às suas características, ao deus grego Zeus (Júpiter, entre os Romanos), é filho do deus supremo Odin e da deusa Jord; casou com Járngaxa, e depois, com Sif.
Bastante rebelde ante as regras ditadoriais de Ódin, acaba por ser expulso de Asgard e ir viver com os humanos que bem o estimavam. No divino reino da família, ficaram três irmãos, a esposa e quatro filhos.
Como armas de defesa e/ou de ataque usa o Mjolnir (um poderoso martelo mágico), o Megingjard (um cinturão que lhe aumenta a força) e as Jarngreipr (luvas de ferro mágicas).
Por indicações antigas, seria atlético, corajoso, ruivo e usava barba crescida…
Mas agora, passemos à Banda Desenhada e, em conexão simultânea, ao ​Cinema e Cinema de Animação.
Thor estreou-se no n.º 83 da revista
"Journey into Mystery" (Agosto.1962)
​Na Banda Desenhada, apareceu pela primeira vez em 1962, nas ​edições Marvel, sob a responsabilidade do editor Stan Lee, do argumentista Larry Lieber e do desenhista Jack Kirby.
Sob o nome de Donald Blake, ​vive num arranha-céus de Nova Iorque e é, aparentemente, ​um médico ou coisa que o valha, ignorando quais as suas ​origens em Asgard…
​Em 1970, o argumentista Gerry Conway e os desenhistas Neal ​Adams e John Buscema, prosseguem com este herói. 

Em 1983, ​com argumentos de Tom De Falco e grafismo de Ron Franz, Thor ​continua na Banda Desenhada, mas não se fica por aqui: em ​1993, há autores aqui e ali, até que em 2004, os argumentistas ​Daniel Berman e Michel Avon Oeming, com o desenhista Andrea ​De Vito, continuam a dar vida a Thor; e em 2007, é a vez de ​J. Michael Straczynki (argumentos) e Olivier Coipel (arte).
Thor pelo traço de John Buscema

Thor pelo traço de Keith Pollard

​A Marvel vem a utilizar Thor na série "Os Vingadores", naquelas ​aventuras idiotas que bem conhecemos. Americanices!...
Thor enquanto membro dos Avengers ("Vingadores") lutou ao lado de personagens
como o Capitão América, o Homem de Ferro ou o Homem-Formiga, entre outros.

​Os actores Chris Homsworth (australiano), em vários filmes, e ​Zachery Ty Bryan (norte-americano), viveram Thor no Cinema ​(e afins). 


Thor teve também uma série de animação, produzida pela Grantray-Lawrence Animation, em 1966, que durou treze episódios.  
Introdução da série "The Mighty Thor" (1966)

Em 2010, foi produzida uma nova série de animação denominada "The Avengers: Earth's Mightiest Heroes", onde Thor teve, naturalmente, papel de destaque. A série foi cancelada pouco depois...
Episódio de "The Avengers: Earth's Mightiest Heroes"

...sendo substituída por outra ("Avengers Assemble"), em 2013.
Thor em luta contra o Pantera Negra num episódio de "Avengers Assemble"

Seis capas fabulosas de alguns números da revista "Thor"

Thor numa infeliz visão feminina pelos senhores da Marvel

O poderoso Thor lutando contra Hércules, sob o traço de Jack Kirby
LB

3 comentários:

  1. O Thor tem um histórico nos comic books antes da própria Marvel:

    http://comicbookcollectorsclub.com/thor-the-oldest-avenger/


    http://comicsgoldenage.blogspot.com/2013/01/thor-god-of-thunder-1940-pierce-george.html

    ResponderEliminar
  2. Outra versão:
    http://guedes-manifesto.blogspot.com/2008/11/o-dia-em-que-batman-encarou-o-poderoso.html

    ResponderEliminar