Mas foi dando alguns resultados positivos:
Ainda em Abril desse ano, a Câmara Municipal de Moura (com a coordenação de Carlos Rico) editou o "Cadernos Moura BD" n.º 10, com duas histórias inéditas do nosso saudoso ARTUR CORREIA: "Donzela que Vai à Guerra" e "A Nau Catrineta".
"Cadernos Moura BD" #10, por Artur Correia - Edição C.M. Moura (2018)
A tão ansiada obra "Zé do Telhado", por EUGÉNIO SILVA, registou-se bem no interesse de uma editora de Viseu, mas parece que a editora encalhou por sua vez… É um pecado de lesa-BD nacional, este álbum não estar ainda editado!
Capa e prancha de "Zé do Telhado - de Lanceiro a Salteador", por Eugénio Silva (trabalho ainda inédito)
Entretanto, aproveitando este nosso alerta, JOSÉ RUY começou a colaborar com o BDBD, noticiando o que tem iniciado e/ou projectado, porém sem nenhum álbum
completamente realizado.Nesta linha, AUGUSTO TRIGO tem a ideia da adaptação de alguns contos guineenses, donde o em tempos anunciado "Turu Ban"; e EUGÉNIO SILVA vai realizando paulatinamente, a adaptação do conto "A Perfeição" de Eça de Queiroz…
Prancha de "A Perfeição", adaptação de Eugénio Silva (trabalho ainda inédito) |
Já neste ano corrente, JOSÉ PIRES editou na sua colecção de fascículos ou mini-álbuns "Fandaventuras", a então noticiada "A Morte do Lidador"...
"A Morte do Lidador", adaptação de José Pires, in "Fandaventuras" (2019)
"A Portuguesa - História de um Hino", por José Pires - Ed. Gicav / CM Viseu (Agosto de 2019)
Capa de "O Colega de Sevilha - Uma Aventura de Pitanga", por Arlindo Fagundes, com cores de José Pedro Costa - Ed. Arcádia (2019) |
BAPTISTA MENDES mantém na gaveta, por "traição" da prevista editora (a Âncora) "A História de Guimarães"...
Projecto de capa para o álbum "Guimarães", por Carlos Baptista Mendes (trabalho ainda inédito) |
...e "A Vida de Luiz Vaz de Camões". Como é possível?!...
Projecto de capa para o álbum "A Vida de Luiz Vaz de Camões", por Carlos Baptista Mendes (trabalho ainda inédito) |
Aos solavancos, tudo indica que os "encalhados" não enferrujaram a 100%...
No entanto, consta que a Polvo está interessada em reeditar (haja Deus!) o esgotadíssimo "Matias Sándor" por EUGÉNIO SILVA. Deste nosso estimado e meticuloso desenhista, também é urgente a reedição do álbum esgotado e tão procurado, "Inês de Castro", em vez da editora provável, a Arcádia, ter apostado na reedição de "Eusébio", acto que nos pareceu perdulário e oportunista devido à morte do dito Eusébio… Edições já esgotadas de "Matias Sándor" e "Inês de Castro", por Eugénio Silva |
Quanto a obras bem gloriosas e preciosas, não "encalhadas" mas perdidas por espalhadas em revistas, temos por exemplo: "As Minas de Salomão", "O Pagem do Rei" e a série "Sherlock Holmes" por FERNANDO BENTO; e a breve série "O Ponto" e "Alice no País das Maravilhas" por FERNANDES SILVA.
E muito mais fica aqui por se citar… Talvez eu torne à carga...
As principais editoras-BD de Portugal não devem ser tão lamurientas e precipitadamente calculistas ou assobiar para o lado. Devem ser mais sensíveis à Cultura, neste caso, à nossa tão apaixonante e tão válida Banda Desenhada.
Viva a BANDA DESENHADA! Viva a 9.ª ARTE PORTUGUESA!
As principais editoras-BD de Portugal não devem ser tão lamurientas e precipitadamente calculistas ou assobiar para o lado. Devem ser mais sensíveis à Cultura, neste caso, à nossa tão apaixonante e tão válida Banda Desenhada.
Viva a BANDA DESENHADA! Viva a 9.ª ARTE PORTUGUESA!
LB
Sem comentários:
Enviar um comentário