sábado, 27 de julho de 2019

CENTENÁRIO DE UM GIGANTE: ETCOELHO (7)

Por: José Ruy


Caros leitores do BDBDBlogue, anunciamos mais uma exposição sobre a obra de Eduardo Teixeira Coelho no Clube Português de Banda Desenhada, na Amadora, na comemoração do centenário do nascimento deste grande desenhador e argumentista.
O tema dos meses de julho/agosto é: «A Flora e o Western na obra de ETCoelho
».
A exposição pode ser visitada na sede do Clube, Avenida do Brasil 27-A na Amadora, a sete minutos a pé das estações de Comboio e Metro da Reboleira.
Ocupa as duas salas do piso inferior e consta de cerca de cinquenta quadros destacados das ilustrações deste autor, ampliados ao formato em que este os desenhou. Como habitualmente estão a preto e branco e sem qualquer texto para se poder observar melhor a riqueza do traço e a mestria nas composições, na distribuição genial da luz e das sombras.
ETCoelho desenhava a flora com grande conhecimento. Uma árvore tinha uma identidade própria e era escolhida criteriosamente em relação à região em que as histórias se passavam. Nunca era uma «árvore qualquer».



No Western mostra como bem se documentou não só nas indumentárias como nos hábitos e costumes da época e das zonas do continente americano em que se desenrolam as histórias.
É também autor de muitos argumentos, mas foi Raul Correia quem fez as legendas com a sua agradável literatura poética e escorreita.
Está patente até final de agosto de 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário