quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

NOVIDADES EDITORIAIS (160)

CONCOMBRES AMERS - Edição Marabout. Autor: Séra.
Finalmente este anunciado álbum, “Concombres Amers” (Pepinos Amargos) de Séra (aliás, Phoussera Ing). É uma obra soberba, intensa e trágica, versando a história do Camboja, de 1967 a 1975.
Séra, que vive em Paris, levou cerca de seis anos a documentar-se exaustivamente e a elaborar esta sua obra, histórica e real. Para tal, várias vezes se deslocou ao seu Camboja natal. E a obra aí está, bem conseguida, registando sem contemplações toda a tragédia que o seu país de origem foi sofrendo, com as investidas dos países vizinhos, com as jogadas da China e dos Estados Unidos e com a sanguinária e terrível ditadura do genocida Pol Pot.
Uma obra admirável que, no seu decorrer, denuncia verdades e o cair das máscaras políticas, ao mesmo tempo que nos emociona com toda uma natural e humana angústia.
Uma obra criada com coragem, ternura e interna dor, pela parte do seu autor.
Bravo, bravo e bravo, amigo Séra!


LA CHUTE DE TROIE - Edição Glénat. Autores: argumento de Clotilde Bruneau e arte de Pierre Tarazano, com supervisão do historiador Luc Ferry.
“La Chute de Troie” (A Queda de Tróia) é o terceiro e último tomo de “L’Iliade” (segundo Homero), da maravilhosa série “La Sagesse des Mythes”.
A Guerra de Tróia” parece interminável... Entretanto, bravos heróis, tanto gregos como troianos, vão morrendo (Pátroclo, Heitor, Aquiles, o rei Príamo...).
É então que o valoroso e astuto Odisseus (dito, Ulisses), rei de Ítaca, engendra o lendário cavalo...
E Tróia cai! Assim venceram os Gregos... Na confusão sem piedade, salvam-se dois notáveis lutadores: o grego Odisseus e o troiano Eneias, que darão origem a épicas aventuras e outras obras literárias, respectivamente, “A Odisseia” de Homero e “A Eneida” de Virgílio.
“La Sagesse des Mythes” (A Sabedoria dos Mitos) é uma série a acompanhar em pleno.


KIVU - Edição Lombard. Autores: argumento de Jean Van Hamme, arte de Christophe Simon e prefácio de Colette Braeckman.
A rica em minas região do Kivu (com as subdivisões Norte e Sul), pertence à República Democrática do Congo (ex-Congo Belga, ex-República do Zaire) e é cenário violento e abominável das mais terríveis crueldades. Mesmo, hoje em dia!...
Interesses  capitalistas de diversas nações (Estados Unidos, China e alguns países europeus) e intragáveis rivalidades e ódios étnicos, fazem do território um palco de diárias tragédias e crimes sobre o seu natural e pacífico povo simples.
Dois exemplares personagens reais aqui são heróis de plena honra: os médicos Denis Mukwege (congolês) e Guy-Bernard Cadière (belga). Incansáveis a curar e a salvar vidas!
O extraordinário argumentista Jean Van Hamme e o jovem e já marcante desenhista Christophe Simon (que foi discípulo do saudoso mestre Jacques Martin), ao Kivu se deslocaram para se documentarem devidamente ante a realidade, para o frontal registo que esta obra relata e denuncia.
“Kivu” é uma criação BD de leitura obrigatória e que convida a uma urgente edição em português!...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário