sexta-feira, 19 de outubro de 2018

BREVES (63)

CAPRIOLI RELEMBRADO PELO CPBD
É já amanhã, sábado, dia 20, que inaugura pelas 16:00 horas, na sede do Clube Português de Banda Desenhada a exposição "Franco Caprioli - no Centenário do Desenhador-Poeta", uma produção da Câmara Municipal de Moura e do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu.
Produzida em 2012 (ano do Centenário do Nascimento de Franco Caprioli), esta exposição - comissariada por Luiz Beira e composta por 16 quadros de grande formato - convida-nos a fazer uma viagem pela obra (magnífica!) de Caprioli publicada em Portugal. 
À venda no local estará também, para os interessados, um excelente fanzine de Jorge Magalhães, com o mesmo título da exposição, editado pela Câmara Municipal de Moura em 2012 (nomeado para os Prémios Nacionais de Banda Desenhada, no Amadora BD desse mesmo ano). 


JOSÉ RUY APRESENTA ÁLBUM
No próximo dia 24 de Outubro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (Amadora), José Ruy fará a apresentação pública do álbum "Nascida das Águas e o 16 de Março de 1974" (trabalho ao qual já aqui fizemos referência, em devido tempo). A sessão decorre a partir das 18:00 horas e conta com a presença de Otelo Saraiva de Carvalho.
A 6 de Novembro, no mesmo local e à mesma hora, será a vez de apresentar "A Ilha do Corvo que Venceu os Piratas", último álbum de José Ruy que teve, como bem se recordam, uma longa série de artigos, aqui no BDBD.


AMADORA BD QUASE A ABRIR PORTAS
A pouco mais de uma semana da abertura de portas do 29.º Amadora BD, chega-nos um vislumbre da imagem gráfica do certame...
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora está de volta, entre 26 de Outubro e 11 de Novembro. O núcleo da programação acontece, como é habitual, no Fórum Luís de Camões, onde a par das exposições haverá visitas guiadas, apresentações, lançamentos, sessões de cinema e oficinas para crianças e adultos. Este ano o destaque vai para um convidado muito especial: o Brasil.
Mais informações podem ser consultadas aqui.


PROGRAMAÇÃO DA BEDETECA DE BEJA

A Bedeteca de Beja, dinamizada pela Câmara Municipal daquela cidade, sob a entusiastica e competente direcção de Paulo Monteiro, enviou-nos a sua programação para Outubro.
A juntar ao belo acervo de álbuns/revistas BD e às exposições temporárias, outras valências como os ateliês ou o apoio a professores e alunos mantêm a Bedeteca "viva" todo o ano e convidam-nos para uma visita atenta e demorada, mesmo fora da época do Festival.

Exposições:
Banda Desenhada Portuguesa - 22 autores contemporâneos
Até 31 de dezembro - Exposição de Banda Desenhada.
Com André Oliveira, António Jorge Gonçalves, Diniz Conefrey, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Francisco Sousa Lobo, Joana Afonso, João Sequeira, Jorge Coelho, Marco Mendes, Maria João Worm, Marta Teives, Miguel Rocha, Mosi, Nuno Duarte, Nuno Saraiva, Osvaldo Medina, Pedro Leitão, Pedro Moura, Ricardo Cabral, Sofia Neto e Sónia Oliveira.
Nota: esta exposição esteve patente no Pavilhão Internacional da Fête de la BD/Strip Feest - Festival de Banda Desenhada de Bruxelas, entre os dias 14 e 16 de setembro do ano corrente. A exposição resultou de uma parceria entre a Embaixada de Portugal, o Instituto Camões, e o Município de Beja, representado pela Bedeteca de Beja.

Nas trincheiras - Histórias da Primeira Guerra
Até 31 de dezembro - Exposição de Banda Desenhada.
Com Carlos Baptista Mendes, David B., Filipe Abranches, Gipi, Jacques Tardi, Jean-Pierre Gibrat e José Mota.

Tarzan dos Macacos
Até 12 de dezembro - Exposição de Banda Desenhada.
Com Burne Hogarth, Harold Foster, Joe Kubert e Russ Manning.

Ateliês:
Banda Desenhada - Com Paulo Monteiro. Quartas-feiras, 21:30 / 23:00.
Desenho e Pintura - Com Isa Carolina. Terças e quintas-feiras, 15:00 / 18:00.
Ilustração - Com Paulo Monteiro. Quartas-feiras, 21:30 / 23:00.
Jogos de Tabuleiro - Com Pedro Felício. Sábados, 14:00 / 20:00.
Modelismo Estático - Com Simão Matos e João Calado. Sábados, 14:30 / 17:30.

Livros do Mês na Bedeteca:
Cinco mil quilómetros por segundo (Devir), de Manuele Fior
O Espião Acácio (Turbina/Mundo Fantasma), de Fernando Relvas
Os Regressos (Polvo), de Marta Teives e Pedro Moura (argumento)

Apoio a alunos e professores:
Apoio a alunos e professores para a realização de projetos específicos na área da banda desenhada ou da ilustração.


O HUMOR DE MIRANDA
"Humor de Miranda: do mental ao metal" é o título de uma exposição de cartune que inaugura hoje, dia 19, pelas 18:30, no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto.
O célebre Miranda do Jornal de Notícias, cartunista portuense que trabalhou no humor durante seis décadas, tem nesta exposição uma bem merecida retrospectiva da sua obra. A mostra inclui, também, visões de outros artistas sobre a obra de Miranda e pode ser visitada até 25 de Novembro.


RAFAEL SALES EXPÕE EM VISEU





Inaugura no próximo dia 3 de Novembro, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, em Viseu, a exposição "Aventuras de um Super Beirão na BD", do jovem Rafael Sales, autor que tem três álbuns publicados até ao momento: "Detective Raton" e "Beirão" (pela Escorpião Azul) e "Real" (uma edição da Junta de Freguesia de Real - Penalva do Castelo).
Produzida pela Câmara Municipal de Viseu e pelo Gicav - Grupo de Intervenção e Cristividade Artística de Viseu, a exposição encerra a 30 de Novembro. 



ANIVERSÁRIOS  EM  NOVEMBRO

Dia 04 - Pedro Brito
Dia 08 - Paulo Monteiro
Dia 10 - Neil Gaiman (inglês)
Dia 14 - João Amaral
Dia 16 - Clarke (belga) e Maikel (espanhol)
Dia 18 - Rui Brito, Ricardo Neto e Alan Moore (inglês)
Dia 21 - Vassalo de Miranda
Dia 22 - Ciryl Pedrosa (francês) e Vítor Teodósio
Dia 24 - Carlos Laranjeira e Horacio Altuna (argentino)
Dia 25 - Jorge Deodato, Luiz Beira e José Vítor Silva
Dia 26 - Juan Giménez (argentino)
Dia 27 - Humberto Ramos (mexicano)
Dia 30 - Marcello de Moraes
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário