segunda-feira, 22 de outubro de 2018

HERÓIS INESQUECÍVEIS (58) - JARI

Com o admirável talento (argumentos e arte gráfica) do francês Raymond Reding (1920-1999), o adolescente Jari Lorraine, ou simplesmente, JARI, surge pela primeira vez na edição belga de “Tintin”, a 28 de Agosto de 1957.
A primeira prancha de "Jari" publicada na "Tintin" belga, em 28.08.1957 
A série veio a terminar em 1978, contando com doze álbuns e mais um Integral. O 12.º tomo, “Le Knack”, abrange histórias curtas. Esta série em Portugal, teve alguns episódios publicados em “Nau Catrineta”, “Zorro” e “Almanaque Tintin n.º 7”.
Capa da revista "Zorro" #149 (1965)
Localizada no mundo desportivo, essencialmente na modalidade do Ténis, tem como principais personagens, para além de Jari: o jovem médico inglês, depois também, treinador deste desporto, Jimmy Torrent; Micho jovem parisiense amigo de Jari, e o rico industrial e filantropo, Monsieur Berthault.
O Ténis, tal como o Golfe, era considerado um desporto elitista, praticado e apreciado pela nobreza e a alta burguesia. Com o desenrolar do tempo, foi conquistando uma imensidão de adeptos das mais diversas classes sociais. Terá nascido em Inglaterra no século XIX, mas vários historiadores acham que nasceu em França, no século XII. Em Portugal, com alguns dignos jovens valores (João Sousa, Gastão Elias, João Domingues, Gonçalo Oliveira, Frederico Silva, etc), o nosso Venerando, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, é um ferrenho adepto deste desporto.
Raymond Reding (1920-1999)
Mas, vamos lá ao simpático Jari.
Na sequência de um acidente, o jovem órfão Jarri Lorrain conhece Jimmy Torrent, que o trata, o adopta e resolve fazer dele um grande tenista. Por aqui, o ponto de partida, está no primeiro álbum, “Jari e o Campeão”.
Raymond Reding escreveu para esta série, argumentos com muito saber, onde se misturam, muito bem, o desporto e momentos de aventura e “suspense”.
Tudo muito bem servido com seu elegante traço, sempre dinâmico, preciso e bem documentado.
Mesmo ”acabada” a série, Jari, Jimmy Torrent e o Senhor Berthault, aparecem esporadicamente noutras obras de Reding e até (imagine-se!) figuram numa aventura de Michel Vaillant (de Jean Graton) no segundo episódio da série, “O Piloto Sem Rosto”.
LB
"Pilota senza Volta" ("O Piloto sem Rosto"), episódio onde Michel Vaillant e Jari se encontram,
in "Classici Audacia" #2 (Janeiro de 1964)

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário