segunda-feira, 25 de junho de 2018

BREVES (59)

100 ANOS DE FASCÍCULOS DE AVENTURAS EM PORTUGAL

Inaugurou a 4 deste mês, na Biblioteca Nacional (Amadora) a exposição "Três Vinténs: 100 Anos de Fascículos de Aventuras em Portugal", numa parceria entre a própria Biblioteca Nacional e o Clube Português de Banda Desenhada
A mostra - comissariada por Carlos Gonçalves, Joel Lima e Paulo Cambraia - pretende dar a conhecer um pouco da história dum género de literatura popular (cujos títulos mais emblemáticos foram o Capitão Morgan ou Texas Jack) que chegou a ter uma popularidade equivalente à que hoje detêm o cinema e a televisão.
As obras expostas são pertença da Biblioteca Nacional e das colecções particulares de Américo Coelho, Aurélio Lousada, Carlos Gonçalves e Joel Lima.
Mais informação pode ser consultada aqui.



O Batman de Marini
BATMAN, SEGUNDO ENRICO MARINI

Aplaudido e admirado por multidões de bedéfilos, o italiano Enrico Marini, criador de séries famosas como “Gipsy”, “Predadores”, “O Escorpião” (que vai continuar) e “As Águias de Roma” (também em continuação), abraçou, em 2017, o herói Batman (Homem-Morcego), que já vai no segundo e triunfal tomo.
Marini, que apesar de nascido e residente na Suíça mantém a nacionalidade de seus pais, a italiana, continua imparável e, com o seu talento, a dar muito boa conta de várias séries que tanto entusiasmam os leitores. Bravo, Enrico Marini!



William Vance (1935-2018)
VANCE POR VANCE

A revista mensal francesa “Casemate”, no seu exemplar deste Junho, publica uma “especial” entrevista-autoretrato do genial autor belga William Vance (1935-2018), sob coordenação de Jean-Marc Vidal, director desta citada revista.
Um belo registo a ler, onde Vance (falecido este ano, a 14 de Maio) citou (ou... cita): “Sou um pequeno autor que gosta de arranhar, de especular com as coisas”.
Ah, e como ele tão bem nos arranha com a sua inimitável Arte!...



Júlio Ribera (1927-2018)
FALECEU JÚLIO RIBERA

Júlio Ribera, nascido em Espanha, em 1927, refugiou-se e estabeleceu-se em França (escapando-se à ditadura do general Franco), onde faleceu, a 27 de Maio último, com 91 anos.
Tem vasta e admirada obra, como “Capitaine Tempête”, “Dracurella”, “Je Suis un Monstre”, “Montserrat”, “Tony Sextante”, “Viva Maria e, sobretudo, a conhecida série “O Vagabundo dos Limbos” (com argumento de Godard), que também foi editada em Portugal, pela Bertrand.
Colaborou igualmente para “Histoire de France en Bandes Dessinées”.



ANIVERSÁRIOS EM JULHO

Dia 03 - Arlindo Fagundes
Dia 06 - Mário Correia
Dia 07 - Ionut Popescu (romeno)
Dia 10 - Juan Espallardo (espanhol)
Dia 11 - João Mascarenhas
Dia 12 - Ricardo Cabrita
Dia 15 - Yorgos Botsos (grego)
Dia 16 - Hugues Barthe (francês) e Miguelanxo Prado (espanhol)
Dia 17 - Hermann (belga)
Dia 19 - Rui Mendes e Jordi Planellas (andorrano)
Dia 23 - José Garcês
Dia 25 - Attila Fazekas (húngaro)
Dia 27 - André Carrilho
Dia 31 - António Lança Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário