terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A ILHA DO CORVO QUE VENCEU OS PIRATAS (12)

Em setembro de 2017 fizemos referência ao Painel de azulejos que vai ser colocado na Ilha do Corvo, no local de onde os corvinos, no século XVII, repeliram os piratas que tentavam invadir o território.
Como os leitores já sabem, este Painel corresponde ao livro em Banda Desenhada que também têm vindo a acompanhar numa dezena de artigos, e que está programado para ser lançado neste primeiro trimestre de 2018.
Imp€dimentos de força maior levaram a Direção Regional de Cultura a adiar o investimento recuperável nesta edição, como havia sido programado atempadamente.
Mas a determinação, zelo e dedicação da Câmara Municipal da ilha mais pequena do Arquipélago, o Corvo, em área e população, levou a que esta assumisse parte do compromisso da aquisição de exemplares para as Bibliotecas e escolas dos Açores, da edição projetada pela Âncora Editora de Lisboa.
Mais não fosse por este gesto, o Corvo guinda-se a uma dimensão cultural e moral muito para além do seu tamanho territorial. Isto pelas pessoas que vivem e lutam nesse vulcão colocado no ponto mais ocidental da Europa.

Mas vamos mostrar como o desenho escolhido para figurar no painel de azulejos vai ser executado, a «par e passo».
Recordamos o desenho escolhido e o local onde vai ser colocado,
assinalado com a seta a vermelho, num ângulo contrário ao do desenho.
Vamos mostrar como se está a processar esta realização sobre azulejos. 
Exemplos de fases mais avançadas, só para terem uma ideia do moroso trabalho.

Mas comecemos pelo princípio pelas palavras de Mário Duarte, o responsável pela «Cerâmica da Praia», na Ilha Terceira, a azulejaria que está a fazer o trabalho:
Apresentam-se, a seguir, três páginas onde começa o processo do trabalho: a imagem total do painel, e nas duas páginas seguintes, a separação dos dois tons de azul em cores Pantone. Na primeira, o tom mais claro; na segunda, o tom mais escuro.

A estas palavras do técnico da Azulejaria «Cerâmica da Praia» adiciono uma explicação sobre o termo «PANTONE» para quem não estiver familiarizado.
«Pantone» é uma terminologia das Artes Gráficas.
O sistema de cores normalizadas pela Empresa «Pantone» estão padronizadas em aplicação na ilustração e paginação e são «traduzidas» (se nos é permitido o termo) para a visualização em monitores RGB, |Rede (vermelho) Green (verde) Blue (azul)|, que é o sistema em que visualizamos nos ecrãs dos aparelhos televisivos e dos computadores.
O sistema de impressão Offset é diferente, é em CMYK, |Ciano (azul), Magenta (rosa, encarnado), Yelow (amarelo) e K (preto)|.
O sistema Pantone garante a impressão de uma cor 95% a 100% estabilizada, conseguindo uma maior proximidade do tom pretendido.
Por isso podem ver na cabeça de cada uma das páginas fornecidas por Mário Duarte apresentadas em cima, a palavra «Pantone» 278  e a cor (tom de azul) correspondente, e «Pantone» 281 antecedida da respetiva cor (outro tom de azul).

Muito trabalho falta ainda fazer neste processo moroso e complexo.
Vamos acompanha-lo rigorosamente.

No próximo artigo: Divisão do painel em 19 planos, correspondentes a 38 películas, duas por cada tom de azul. A oficina vista por dentro.


José Ruy
fevereiro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário