quarta-feira, 8 de julho de 2015

NOVIDADES EDITORIAIS (75)

LA PALETTE ET L’ÉPÉE - Edição Glénat. Autor: Milo Manara. “La Palette et l’Épée” é o título do primeiro tomo da série  “Le Caravage”.
Michelangelo Merisi, dito Caravaggio (nome da localidade onde nasceu e que ele adoptou como nome artístico), nasceu a 29 de Setembro de 1571 e faleceu a 16 de Julho de 1610. Há versões que dizem que ele foi assassinado...
Vivendo de um modo febril para a sua Pintura, revolucionou esta arte, para além de ter sido um constante ser dado a diversos amores, paródias boémias e brigas. Mas isso é outra história!
Milo Manara, admirador absoluto da arte deste pintor seu compatriota, entregou-se a sério a fazer a sua biografia através da Banda Desenhada. O primeiro tomo, de dois, já está disponível e encanta-nos completamente. A ler!


LA PRISONNIÈRE DE L’ARCHANGE - Edição Casterman. O desenhista Olivier Pâques e Bernard Drion, prosseguem a série “Loïs”, inaugurada por mestre Jacques Martin, donde este sétimo tomo, “La Prisonnière de l’Archange”.
Marie-Anne de Bourbon, a filha favorita de Louis XIV de França, é raptada por um grupo (o “Arcanjo”) de conspiradores que querem derrubar o monarca e instaurar a república. O destemido Loïs Lorcey é encarregado pelo rei de França de salvar a princesa e pôr tudo nos eixos...


MODESTE ET POMPON, L’INTÉGRALE - Edição Lombard. Autor: André Franquin, com algumas pranchas com argumentos de Greg, Goscinny, etc.
São cerca de cem pranchas de “Modeste e Pompon”, desenhadas por mestre André Franquin, reunidas num álbum integral e bem divertido.
Bem mais tarde, Franquin convidou o seu colega italiano Dino Attanasio (a residir em Bruxelas) para prosseguir esta série. No entanto, as pranchas por Attanasio não fazem parte deste volume.
Este integral de “Modeste e Pompon”, pela arte de Franquin, é um álbum que aconselhamos, sobretudo para se ler paulatinamente e com muitos risos, por este tempo de altos calores.


LA CHUTE DU REICH - Edição Casterman. Seguindo a ideia inicial de Jacques Martin, Olivier Weiberg e Yves Plateau, prosseguem a série “Les Reportages de Lefranc”, donde este quarto tomo.
É um álbum-documento, bem precioso, com textos, fotografias e cuidadas ilustrações, relatando e registando a queda da Alemanha de Hitler, precisamente os momentos decorridos em 1945.
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário