Brick Bradford visto por Clarence Gray |
Foi razoavelmente popular e editado em Portugal: três álbuns, cada um de sua editora (Futura, Presença e Círculo de Leitores) e em várias publicações, sobretudo na revista "Mundo de Aventuras" e publicações satélites.
William Ritt e Clarence Gray |
Seus principais companheiros são: o amigo Buck O'Brien, a "eterna" namorada (umas vezes tratada por June e outras por Béryl...?!) e o inventor Kalla Kopak (será deste Kalla que advém o Prof. Hugue Kala da série "Luc Orient"?), que lhe cria um bizarro veículo em forma de pião, o "cronosfera", que permite a Brick viajar no tempo e no espaço.
Brick Bradford, às vezes, tem aventuras meramente de cariz policial. Mas, na fantasia e liberdade da Banda Desenhada, também pode ser reduzido e viajar no interior de uma moeda!...
Entretanto, o argumentista William Ritt, em 1948, cansou-se de escrever argumentos para esta série. Clarence Gray continuou a solo, funcionando nos dois aspectos, até que em 1952, por razões de saúde, parou. Mas a série vem a prosseguir a partir de 1956 sob responsabilidade criativa de Paul Norris, terminando a 10 de Maio de 1987, ano em que Norris se aposentou. Que pena, pois Brick Bradford foi e é, um herói-BD que nos cativa bem através das suas temerárias aventuras.
Paul Norris |
Este seriado foi realizado em 1947 por Spencer Gordon Bennet e teve como actor principal Kane Richmond (1906-1973).
Será que Brick Bradford regressará algum dia?
LB
Brick Bradford em publicações portuguesas onde aparece baptizado como "Brigue Forte"... |
Imagem de Kane Richmond no papel de Brick Bradford, contracenando com Linda Johnson na série televisiva dos anos 40 |
O primeiro capítulo da série Brick Bradford (1947)
Sem comentários:
Enviar um comentário