quinta-feira, 28 de maio de 2015

BREVES (9)

Cartaz de Susa Monteiro
BEJA BD - Com início amanhã, 29 de Maio, e encerramento a 14 de Junho, decorrerá em Beja o XI Festival de Banda Desenhada daquela cidade alentejana. Como sempre, muitos são os motivos para visitar o festival: exposições, sessões de autógrafos, apresentação de projectos, lançamento de livros, workshops, concertos desenhados, cinema e várias conversas à volta da BD...
O Festival terá também à disposição dos visitantes o Mercado do Livro (a maior livraria do país durante esse período) e o Mercado Geek (um amplo espaço comercial com várias tendas instaladas - venda de action figures, arte original, jogos, posters, prints, etc).
O primeiro fim-de-semana (29, 30 e 31 de Maio) contará com a presença de autores de todo o Mundo! E com a programação paralela a acabar às 4:30 da manhã!
Um Festival sem sono que atrai milhares de visitantes todos os anos...

HUMOR A VERDE E BRANCO - Entre 6 e 24 de Junho decorrerá em Moura a exposição de cartunes de Carlos Rico "Humor a Verde e Branco".
A mostra refere-se a uma selecção de cartunes, sob a forma de tiras, publicados semanalmente no jornal do Sporting, entre 2005 e 2012.
A produção da exposição é tripartida entre o Núcleo Sportinguista de Moura, a Câmara Municipal de Moura e o jornal do Sporting, tendo ainda a colaboração da Inovinter.
A inauguração está prevista para as 18:00 horas de dia 6, sábado, e contará com a presença de algumas personalidades do clube leonino.


Desenho de Eugénio Silva
VIRIATO NA BD - Ainda em Moura, de 16 de Julho a 2 de Agosto, decorrerá no Espaço Inovinter a exposição "Viriato na Banda Desenhada".
Comissariada por Luiz Beira, a exposição é uma co-produção entre a Câmara Municipal de Moura e o Gicav, dentro da linha que, nos últimos anos, tem pautado a estreita colaboração entre Moura e Viseu.
A mostra é constituída por dezena e meia de painéis onde se podem apreciar diversas adaptações da vida de Viriato à BD por desenhistas como José Garcês, Victor Mesquita, Baptista Mendes, Artur Correia ou Eugénio Silva, entre outros.
A exposição seguirá depois para Viseu, onde será apresentada, em meados de Agosto, na Feira de São Mateus.


Fernandes Silva (1931-2010)
FERNANDES SILVA:
O MISTÉRIO RESOLVIDO
Na sequência do nosso post de 23 de Fevereiro de 2014, “O Mistério Fernandes Silva”, que havia ficado no ar com a intrigante situação do que lhe teria acontecido... e ante um birrento acto de um certo e arrogante fulano que deambula pelo nosso mundo BD, que sabia que o nosso artista falecera, mas que se recusava a dizer a data enquanto não tivesse a “honra vaidosa” de tal divulgar num livro dele a publicar e que nunca mais dá à estampa (uma atitude mesquinha e repulsiva, por todos condenada!), nós, o BDBD, podemos hoje informar os bedéfilos (afinal, nós em avanço...) que, de fonte oficial e fidedigna, sabemos que o grande Fernandes Silva (aliás, António Fernandes da Silva) faleceu no dia 30 de Janeiro de 2010. O “mistério” está, portanto, resolvido!

Sem comentários:

Enviar um comentário