terça-feira, 17 de março de 2015

BREVES (8)


Uma foto histórica: Meco, na sua mesa de trabalho, rodeado por
Baltazar Ortega, Domingos Saraiva, Borge Correia (Zéco) e Rodrigues Alves


CENTENÁRIOS DE NASCIMENTO EM 2015
O ano que decorre, 2015, para além de marcar o segundo centenário do nascimento de Manuel Maria Bordallo Pinheiroregista também o centenário do nascimento de vários artistasBD: os italianos Antonio Canale, Fernando Corbella e Walter Molino; o argentino Tulio Lovato; o dinamarquês Mik (aliás, Henning Dahl Mikkelsen); o inglês Reg Hicks); os estado-unidenses George Baker, Graham Ingels, Klaus Nordling e Bob Kanigher; os franceses Jean David, Yves Dermèze, Michel Douay e Claude Henri (aliás, Claude-Henri Juillard); e, finalmente, os portugueses Arcindo, Onileda (aliás, Adelino da Silva) e, com um especial carinho na nossa “lembrança eterna", portuguesa e da nossa Cultura, Meco (aliás, António Serra Alves Mendes), nascido a 9 de Dezembro de 1915 e... tragicamente falecido no rio Tejo no dia 25 de Agosto de 1957.


"CALAFRIOS" #3 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
A revista "Calafrios!", (publicação gratuita on line, dedicada às histórias de terror publicadas nos E.U.A., nos anos 50), já está disponível na página de Filipe Azeredo, "A Filactera".
Este terceiro número traz quatro histórias ilustradas por Basil Wolverton, Jack Katz, Mike Peppe, Mike Sekowsky e Jack Cole.
A revista pode ser lida on line aqui ou descarregada gratuitamente num dos formatos disponíveis (CBR ou PDF) na mesma página.



JOSÉ RUY EM CAMPO MAIOR
Dias 18 e 19, quarta e quinta-feira, José Ruy vai estar no Centro Cultural de Campo Maior, a inaugurar uma exposição sobre o seu álbum «Aristides de Sousa Mendes - Herói do Holocausto», organizada pelo Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, da Amadora. Uma boa oportunidade para trocar impressões com um dos nossos autores mais consagrados.



EXPOSIÇÃO SOBRE "O UNIVERSO DE THORGAL"
Inaugura no próximo dia 24 de Março, em Bruxelas, no Museu da Banda Desenhada, uma exposição sobre "O Universo de Thorgal" comissariada por Thierry Bellefroid e Piotr Rosinski.
A mostra é patrocinada pelas Editions du Lombard, pelo Institut Polonais de Bruxelles e pela Région de Bruxelles-Capitale e pode ser visitada até 6 de Setembro.


R.I.P. RIC HOCHET 
O próximo álbum de Ric Hochet , o n.º 79, sairá a 29 de Maio, pela Lombard. Terá por título "R.I.P. Ric" e os autores são Zidrou (argumento) e Simon Van Liemt (arte).
A notícia é avançada no n.º 50 da revista “L’Immanquable”, com a capa referente e tudo. Para além de publicação das primeiras pranchas, traz também uma entrevista com o desenhista.

Sem comentários:

Enviar um comentário