terça-feira, 10 de março de 2015

NOVIDADES EDITORIAIS (69)

L’OLIGARQUE - Edition Lombard. Argumento e traço de Philippe Gauckler e cores de Scarlett Smulkowski.  “L’Oligarque” é o primeiro tomo da série “Koralovski”.
Tudo se passa no clima russo do nada sincero novo “czar”, de ideias imperialistas e hipócritas: o senhor Vladimir Putine. Exacto! De um modo obscuro e sinistro, os seus opositores vão “desta para melhor”, executados misteriosamente...  O dirigente russo, na série, é o presidente Khanine...
O pressuposto herói da série, é o ricaço russo Victor Koralovski, encerrado numa imunda prisão política na Carélia (território que a famigerada União Soviética usurpou e ocupa à vizinha Finlândia). Koralovski, consciente opositor ao mandante de Moscovo, é terrivelmente incómodo... Há que abatê-lo de um modo “eficaz e legal”... Mas há outras forças misteriosas que o fazem evadir...
O resto, veremos na continuação desta tão actual série.


CASEMATE / 78- Vez por outra, quando a extrema qualidade a tal obriga, aqui se menciona um periódico-BD. Desta vez, é o caso da “Casemate” n.º 78-Extra (Fevereiro-Março/2015).
O exemplar conta-nos sedutoras “coisas” do Festival de Angoulême deste ano e do famoso “Charlie Hebdo”. E com outra força, fala-nos e mostra-nos assunto sobre a nova obra do desenhista italiano Milo Manara abordando com a sua arte, a vida do misterioso e eternamente controverso pintor Michelangelo Merisi da CARAVAGGIO.
Quem foi este magnífico e ousado pintor? Amado e odiado, morreu acidentalmente ou foi mesmo assassinado? Milo Manara dá a sua versão...
O álbum surgirá em Abril.


NO SONG - Edição Lombard. Argumento de Jean Dufaux, arte gráfica de Olivier Grenson e cores de Benoît Bekaert. Trata-se do 13.º tomo da série “Niklos Koda”.
Este desenhista belga, Olivier Grenson parece que se tinha fartado de desenhar este herói... Mas tanto a editora como o argumentista, convenceram-no a pegar com o misterioso Koda. Porém, Grenson, “jura” que só irá até ao 15.º tomo. Será?


L’ORACLE - Edição Casterman. Argumento de Thierry Gloris e traço de Sergio Bleda. “L’Oracle” é o primeiro tomo da série “NSA”. Não confundir com uma outra série, também “Oracle”, de outra editora.
Em “NSA”, todo o ambiente misterioso e entusiasmante gira nos tempos actuais... Bem como naquelas fantasias que as séries-TV “made in USA”, nos forçam a suportar no ecrã do televisor. Está dito!...
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário