sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PELOS 50 ANOS DE MAFALDA

Neste ano que decorre, o GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu) comemora os seus 25 anos de gloriosa existência. Nas  suas acções pela Banda Desenhada, não sendo o 2014 ano de SalãoBD, o GICAV optou por duas exposições, em datas separadas, comemorativas de outros tantos aniversários.
Assim sendo, temos:


Vai decorrer no Pavilhão Multiusos de Viseu (na Feira de S. Mateus) uma exposição-homenagem aos 50 anos da famosa MAFALDA, criação genial do argentino Quino. A exposição terá início no próximo dia 9 de Agosto (sábado) e estará patente até 14 de Setembro.
Mafalda nasceu a 29 de Setembro de 1964 no semanário argentino "Primera Plana". Passou por outros periódicos e a série durou até 25 de Junho de 1973. 
Em Buenos Aires há uma Plaza Mafalda em sua homenagem, havendo por essa zona, também uma estátua.
Pertinente e até, por vezes, irreverente, as tiras da irresistível Mafalda foram traduzidas e publicadas (também na versão álbum) por quase todo o mundo. Entusiasmou e entusiasma todos os escalões etários, se bem que os seus juízos críticos sobre a sociedade, a política e o mundo, sejam mordazmente para os adultos.
Parabéns Mafalda! Parabéns GICAV!

NOTA: De 4 a 31 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Viseu, GICAV apresentará a segunda das exposições de Banda Desenhada que produziu este ano, desta vez sobre o 1.º centenário do nascimento de Jijé, que recentemente esteve patente em Moura.

Sem comentários:

Enviar um comentário