segunda-feira, 16 de setembro de 2013

HERÓIS INESQUECÍVEIS (18) - DAN DARE

De início, esta série devia ter uma heroína, Dorothy Dare, mas o seu desenhista-criador, Frank Hampson (1918-1985), logo optou por um personagem principal masculino, Daniel Mac Gregor, mais conhecido por DAN DARE, coronel das forças intersiderais da ONU.
A primeira prancha de Dan Dare,
no n.º 1 da revista "Eagle"
(14.04.1950)
Claro que Hampson  tinha o directo e entusiasta apoio do reverendo Marcus Morris, não só no argumento mas também como fundador e director da revista inglesa "Eagle". É pois nesta, no primeiro número (a 14 de Abril de 1950) que se estreia "Dan Dare, o Piloto do Futuro". 
As aventuras localizam-se nos inícios do século em que estamos, mas claro que nos anos 50 não se calculava devidamente como seriam as realidades em 2013.
O êxito foi tremendo e imediato, não tardando que também fosse editado na Holanda, Itália, França, Jugoslávia, Portugal, etc. Daí que os autores não ficassem sozinhos e fossem forçados a criar uma equipa de colaboradores como, Harold Johns, Frank Bellamy, Keith Watson, etc. Até o famoso escritor Arthur C. Clarke deu o seu apoio, como consultor científico.
Alguns dos personagens da série "Dan Dare"
Por sua vez, Dan Dare tem os seus fiéis companheiros Albert Fitzwilliam Digby, Hank Logan, Pierre August Lafayette e a bela Jocelyn Mabel Peabody, entre outros. O seu principal inimigo é o terrível e manhoso venusiano Mekon.
Em 1969, a "Eagle" suspende a publicação. Dan Dare já se publicava também na "People". Em 1982, a "Eagle" reaparece e retoma a série com outros responsáveis. Mas já nada tinha a ver com os triunfos dos anos 50. As reedições foram-se sucedendo. Os efémeros novos episódios eram fracassos, como em 2008, com argumento de Garth Ennis e desenho de Gary Erskine, pela "Virgin Comics".
Ficou a brilhante nostalgia de Marcus Morris-Frank Hampson e seus primeiros colaboradores.
Em Portugal, Dan Dare, foi avulsamente publicado nas revistas "Titã" (1955), "O Falcão" (1959), "Foguetão" (1961), "Cavaleiro Andante" (1962) e "Mundo de Aventuras Especial" (1978, 1981 e 1982). No "Foguetão" e no "Cavaleiro Andante", cometeram o disparate de denominar o herói como Capitão Marte em vez do seu nome original, Dan Dare! Manias da época!...
 
Dan Dare como "Capitão Marte" no "Foguetão" e no "Cavaleiro Andante"

Desde os princípios da série que surgiram clubes de fãs e até um folhetim radiofónico foi criado pela Radio Luxembourg. 
Em 2001, surgiu a série televisiva "Dan Dare, Pilot of the Future", com realização coordenada por Colin Frewin, Kevin Gendreau e Chris Zapara.

"Dan Dare, Pilote of the Future"

Dan Dare também foi protagonista de uma série de anúncios televisivos, patrocinados pela Mobil.
LB
Dan Dare num anúncio televisivo da Mobil

Dan Dare na revista inglesa "Eagle" (anos 50)

 
Dan Dare nas revistas "Titã" e "Mundo de Aventuras Especial"

"Mundo de Aventuras Especial", n.º 20 (Abril de 1978)

 

 

Os 60 anos de Aventuras de Dan Dare, no Boletim do CPBD (Setembro de 2010)
Frank Hampson (1918-1985) com o Troféu "Yellow Kid" que recebeu
no famoso Salão de Lucca (Itália), em 1975.

2 comentários:

  1. Houve também revivals do Dan Dare na 2000 AD, que precedeu o da segunda Eagle, e uma mal pensada versão adulta na Crisis/Revolver por Grant Morrison e Rian Hughes.

    Mais interessante é o da revista semiprofissional (prozine?) Spaceship Away, o único desses visivelmente inspirado na BD original:
    http://spaceshipaway.org.uk/

    Recentemente foi publicada no Reino Unido esta edição, que não é uma BD e sim uma coleção de cortes esquemáticos das naves da série:
    http://www.haynes.co.uk/dan-dare/

    ResponderEliminar
  2. Caro Hunter
    Muito grato pelas informações indicadas.
    Um abraço
    Luiz Beira

    ResponderEliminar