sábado, 1 de maio de 2021

BREVES (93)

EXPOSIÇÃO-HOMENAGEM A JOSÉ GARCÊS CONTINUA ADIADA...
Depois de ter sido adiada, no passado ano, a exposição-homenagem a José Garcês - infelizmente, já a título póstumo -, que a Câmara Municipal de Moura e o Gicav se preparavam para organizar, eis que novo adiamento se perspectiva, algo que não surpreende, dadas as circunstâncias.
A situação de pandemia que atravessamos obriga-nos, a todos, a fazer a nossa parte e é nesse sentido que ficou acordado avançar com a produção da exposição apenas quando haja condições mínimas de segurança e de êxito da iniciativa. Não faria sentido avançar para um projecto que, pese as medidas de segurança que se lhe pudessem aplicar, não teria o mesmo brilho, certamente.
Teremos, pois, que aguardar mais algum tempo até esta exposição ser uma realidade.  


FALECEU GONZALO MAYO, DESENHADOR DE "VAMPIRELLA"
Gonzalo Mayo
(26.01.1939-30.03.2021)
O desenhador peruano Gonzalo Mayo deixou-nos, no passado dia 30 de Março.
Radicado na Flórida (EUA) há largos anos, Mayo iniciou a carreira, em 1963, no seu país natal, publicando no jornal Expresso.
A qualidade do seu trabalho chamou desde logo a atenção do director do suplemento dominical Estampa, para o qual produziu capas, ilustrações avulsas e colecções de cromos.
Depois de colaborar com várias editoras peruanas, emigrou para o México, desiludido com o rumo político que o seu país levava (após o golpe de estado de 1968).
Aí inicia uma longa colaboração com a Editorial Novara. A proximidade com os Estados Unidos, contudo, acabou por motivar também colaborações com editoras americanas, onde produziu inúmeras histórias de Terror para revistas como Eerie, Creepy ou Vampirella (desta última, chegou a ser o "desenhador oficial" da personagem, durante alguns anos).
Que descanse em paz.


ANIVERSÁRIOS EM MAIO

Dia 02 - Jerry Scott (estado-unidense)
Dia 03 - Bill Sienkiewicz (estado-unidense)
Dia 04 - Tito (espanhol) e José Luis Galiano (espanhol)
Dia 05 - Adam Hughes (estado-unidense)
Dia 08 - Dino Attanasio (italiano)
Dia 09 - José Ruy e Rui Lacas
Dia 15 - Dani Almeida
Dia 22 - Veronik Frossard (suíça)
Dia 26 - Luís Diferr
Dia 28 - Johann Sfar (francês) e Bartolomé Segui (espanhol)
Dia 31 - Miguel Rebelo
CR/LB

Sem comentários:

Enviar um comentário