quinta-feira, 8 de julho de 2021

NOVIDADES EDITORIAIS (220)

ORWELL - ​Edição Ala dos Livros. Autores: Pierre Christin e Sebastien Verdier e pontuais colaborações de alguns famosos, como André Juillard, Blutch, Juanjo Guarnido, Enki Bilal e outros.
Esta monumental edição relata a vida do famosíssimo britânico George Orwell (aliás, Eric Arthur Blair), que também chegou a assinar como John Freeman. Nasceu na então Índia Inglesa, a 25 de Junho de 1903 e faleceu perto de Londres a 21 de Janeiro de 1950.
Aventureiro por excelência e bem viajado, fez de tudo um pouco na vida, mas a sua notável celebridade firma-se e afirma-se pelo seu jornalismo e pelos livros que escreveu. Destes, os mais célebres são "O Triunfo dos Porcos" (Animal Farm), que é uma implacável denúncia às ditaduras, e o terrível, sufocante e visionário "1984" ou "O Grande Irmão" (Nineteen Eighty-Fourt), do qual resultou e belo e angustiante filme homónimo com John Hurt e Richard Burton, em 1984, com realização de Michael Radford.
Este belíssimo álbum-BD exige uma atenta e obrigatória leitura.


AS ÁGUIAS DE SANGUE - ​Edição Gradiva. Autores​: com base na famosa série "Alix" criada por Jacques Martin, tem agora Valérie Mangin no argumento e Thierry Démarez na arte gráfica. Tradução de Jorge Lima. "As Águias de Sangue" é o primeiro tomo da série paralela alixiana "Alix Senator".
Estávamos a ver que esta belíssima série ia passar ao lado no nosso panorama editorial, mas, em boa hora, ela aí está por gesto empenhado e consciente da Gradiva, que desde já felicitamos.
Para quem não domina o idioma francês, agora já pode ler e coleccionar esta poderosa série na língua portuguesa. E com os nossos plenos aplausos!
Roma, se bem que sempre bela, devassa e colo de constantes intrigas de sexo e de política (com assassinatos) tem "agora" como imperador Octávio Augusto.....
"Alix" está agora na casa dos cinquenta e é senador. Educa seu filho "Tito" e "Khefren", filho do príncipe egípcio "Enak" (que não aparece neste tomo).
Estranhamente, águias treinadas e com garras envoltas em lâminas de oiro, provocam mortes. Porquê e por quem?!...
É esse bizarro e inquietante mistério que "Alix" vai ter de resolver...


OLIVER TWIST - ​Edição RTP/Levoir. Autores: segundo Charles Dickens, em argumento de Philippe Chanoinat e arte de David Cerqueira. Conta ainda com um dossiê final de Danielle Brouzet. A tradução é de Pedro Cleto.
Será talvez o mais belo e comovente romance de Dickens, uma denúncia frontal aos maus tratos que sofriam os órfãos, que eram bem usados e explorados em trabalhos condenáveis. O sofredor garoto Oliver acabará por encontrar um lar feliz...
Várias vezes adaptado a BD e ao Cinema, pois por esta 7.ª Arte chama-se a atenção para o musical "Oliver!", realizado por Carol Reed, em 1968, onde brilha de todo o elenco, o actor Ron Moody (1924-2015) no papel de "Fagin"...

LB

Sem comentários:

Enviar um comentário