segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

MISTÉRIOS ABUSIVOS DE SUPERMAN E DE TARZAN

Teoricamente, tudo é permitido nas fantasias da Banda Desenhada. Mas há fantasias e há fantasias!... Nos consequentes disparates, dois dos mais famosos heróis, Superman e Tarzan, são os mais misteriosamente errados, sobretudo no Cinema. Resumidamente, note-se, indico as minhas pertinentes dúvidas sobre cada um:

Superman
Foi a parceria amiga de Joe Shuster e Jerry Siegel que inventou o herói Superman, que terá conhecido a sua estreia em 1938 na revista Action Comics.
Lá muito distante, na confusão das galáxias, o fictício planeta Krypton está à beira de explodir e deixar de existir.
Atentos, o cientista Jor-El e sua esposa Lara Lor-Van, ousam salvar o filho (ainda bebé) Kal-El. E assim acontece: numa navezita peculiar, a criança, junto a alguns artefactos que registam uma estranha História, é disparada para a longínquo e desconhecido(!!!) planeta Terra. Logo, Krypton rebenta...
A navezita atravessou incólume o espaço imenso e vai cair nos Estados Unidos (claro, não é ?!) na propriedade do casal Kent, que recolhe a criança, cria e educa com todo o amor, onde o petiz recebe o nome de Clark Kent.
Tudo vai evoluindo e o petiz cedo vai demonstrando a sua força e outras bizarras capacidades, excepto quando se aproxima de um pedacito de kryptonite, restos do seu planeta de origem que também vêm projectar-se na Terra!...
Já adulto, ele é o tímido jornalista Clark Kent no jornal "Planeta Diário", onde trava amizade e não só, com a sua colega Lois Lane e o jovem fotógrafo Jimmy Olsen.
Mas é com uma rapidez incrível que se transforma em Super-Homem!!! ... Quem lhe arranjou este trajo especial, com o qual também tem a capacidade de voar, mesmo em distantes espaços sem oxigénio?! ...
Maior mistério é que mostra o rosto com óculos quando é Clark Kent, aparelho que não usa enquanto Superman. Neste mau disfarce, porém, ninguém repara que ele é uma única e mesma pessoa!!!... É inaceitável este truque dos óculos, quando ele está de fato e gravata!... Fantasias sim, mas que não se abuse delas, valeu?
Com suas imensas adaptações, para além da BD, são sobretudo as feitas para o Cinema e a Televisão. O filme mais fiel e coerente foi a realização, em 1978, de "Superman", por Richard Donner e com o malogrado actor Christopher Reeve no protagonista. Aqui, por exemplo, o tímido Clark Kent sai e, em menos de um minuto, logo reentra como Super-Homem!...

Tarzan
Com este herói, as fantasias são ainda mais inaceitáveis. O herói foi criado pelo estado-unidense Edgar Rice Burroughs em 1912. O autor nunca esteve em África.
O navio onde, ainda bebé (ou pouco mais), este viaja com os pais de Inglaterra para África, naufraga. Em princípio, todos morrem, excepto a criancinha, que é recolhida, adoptada e criada por uma família de símios, os manganis (inspirados em gorilas), que lhe "dão" o nome de Tarzan, que significa "Pele Branca". Um factor anedótico!
Mas este macacos deviam ser super-inteligentes, dado ao muito que ensinaram a este jovem inglês que evolui selvagem. Torna-se atlético, sabe viajar de árvore em árvore com o auxílio das lianas, aprende a linguagem(?!) dos mangani e aprende também a pescar e a caçar...
Contudo, ele aparece com uma tanga a cobrir-lhe as partes sexuais(!!!...) que os símios, claro, não usam. E Tarzan passa a usar também, um punhal e um arco e flechas... Tudo isto, via "artes e ofícios" dos seus símios educadores!... Inacreditável!
Porém, o mais grave reside no seu rosto, sempre liso e quase imberbe como se fosse uma donzela... Fenómeno anormal? É certo que muitos heróis-BD também são de cara lisa mas, porém, todavia, contudo... há limites! Mais autênticos e realistas, são outros heróis, como por exemplo Jerry Spring, Thorgal e Mike Blueberry... Topam?
Tarzan acaba por ser, nestes aspectos, um herói mal elaborado. Teve e tem muitas adaptações, para além da BD, no Cinema. Nesta Arte, o actor mais famoso é Johnny Weissmuller (ex-campeão olímpico de Natação), que lançou o seu famoso grito de vitória (que foi usado pelos seus sucessores), embora seja Gordon Scott, considerado o melhor Tarzan, até hoje, nos ecrãs. Em 1981, a um tanto caprichosa e devassa actriz Bo Derek... (dizem as lendas mexeriqueiras que ela até veio a Portugal para sexuar com o cavaleiro tauromáquico João Moura... "São rosas, meu senhor, são rosas!") convencendo o marido, o actor e realizador John Derek, este dirigiu o filme que contém umas das famosas cenas um tanto "escabrosas" neste tipo de filmes, com momentos rebuscados de um ménage a trois com Jane (a dita da Bo), o Tarzan (é o actor Miles O'Keeffe) e um excitado gorila. Está no filme e é a loucura, loucura!... Que prazeres mais sedutores, não é?
LB

Sem comentários:

Enviar um comentário